A maldição do "Little Bastard"



A morte do actor Paul Walker ainda está bem fresca na memória. O protagonista da saga "Velocidade furiosa" faleceu num acidente envolvendo um Porsche. Um outro ícone do cinema americano, James Dean, também acabou por ser vítima de um acidente mortal de viação envolvendo outro Porsche, mas na década de 50. Ambos os actores eram apaixonados por velocidade sendo que James Dean participava regularmente em corridas, a bordo de um Porsche 356 Speedster. Em 1955 acabou por trocar o 356 por um roadster de tecto aberto, o 550 Spyder, o que revelou-se fatal.

Na altura James acabou por personalizar a viatura e deu uma alcunha ao 550 Spyder - "Little Bastard", tal como Vettel costuma atribuir nomes aos monolugares que pilota. O 550 Spyder vinha com um motor 1.5L de 4 cilindros a debitar 100cv e era leve para fornecer boas performances. A história que hoje todos conhecemos, a morte de James após um acidente fatal com o 550 Spyder, não acabou aí. É que mesmo depois do desastre uma série de acontecimentos continuaram a assolar quem esteve em contacto com a viatura. Será que as alterações feitas ao pequeno desportivo retiraram-lhe segurança? Ou será que o modelo de dois lugares nunca teve efectivamente qualquer segurança? Não se sabe.

O que é certo é que quando James mostrou o seu novo 550 Spyder ao actor Alec Guinness (protagonista da personagem jedi Obi-Wan Kennobi, no filme "Star Wars: Guerra das Estrelas") este mostrou logo reservas ao achar a viatura sinistra. E não é que o acidente se deu uma semana depois? James decidiu levar o 550 Spyder no dia 30 de Setembro de 1955 para uma corrida na California. Foi acompanhado pelo seu mecânico particular Wuetherich (de origem alemã). No início estava planeado transportar a viatura através de um reboque, mas a ideia foi abandonada porque James queria puxar pelo 550 Spyder antes de chegar ao evento. Tal ideia revelou-se desastrosa pois quando chegaram a um cruzamento próximo de Cholame um Ford Custom Tudor de 1950, conduzido por Donald Turnupseed (nome curioso), embateu de forma violenta na frente do Porsche.



O mecânico acabou por partir uma perna e sofreu várias contusões múltiplas e ainda cortes por todo corpo. Já James não resistiu e acabou por falecer a caminho do hospital. Por sua vez Donald Turnupseed não sofreu nada demais e afirmou que não avistou o 550 Spyder. O Ford Custom Tudor possuía mais massa e acabou por transmitir toda a energia ao Porsche que tem uma estrutura mais frágil. Para além disso na altura os bancos não dispunham de apoio para a cabeça e muito provavelmente o 550 Spyder nem cintos de segurança tinha. O choque no 550 Spyder deu-se mais do lado do condutor do que do pendura o que fez rasgar a carroçaria apanhando mais James no embate.

Como se disse a história do Little Bastard não acabou aí. O motorista do camião que iria transportar o carro sinistrado, George Barkuis, também acabou por falecer quando o Little Bastard caiu inesperadamente sobre ele, precisamente no mesmo local do acidente enquanto era erguido para cima do camião. Mais tarde a companhia de seguros vendeu os destroços da viatura a George Barris, o mesmo que havia alterado o 550 Spyder de James Dean e que chegou a elaborar o desenho do carro de Batman. Barris comprou os restos do Little Bastard por 2.500 dólares. E não é que Barris também se viu envolvido num acidente? Quando a viatura chegou à garagem Barris escorregou e caiu em cima de um mecânico que o descarregava partindo as pernas.



A maldição do Little Bastard começava a ganhar fama. Todos os que entravam em contacto com a viatura acabariam por ter um acidente. Mas Barris achava que eram tudo superstições e decidiu desmontar as peças para vendê-las. Mais tarde em 1956 Troy McHenry, um médico de Beverly Hills, comprou o motor do Little Bastard e montou-o no seu carro. Mais uma opção fatal dado que Troy acabou por falecer quando usava o motor pela primeira vez numa nova viatura. Também William Eschrid adquiriu o sistema de transmissão do 550 Spyder e foi vítima de um acidente violento, explicando que a viatura travou bruscamente sem uma explicação aparente. Teve, no entanto, sorte pois sobreviveu ao impacto.

Por sua vez as rodas do Little Bastard foram vendidas a um cliente que também sofreu um acidente talvez devido ao defeito nos pneus ou nas jantes. E há ainda a salientar outro facto. Barris tinha ficado com o volante do 550 Spyder, montando-o no seu Porsche. Um curioso tentou roubar esse volante e acabou por cortar o braço. Barris começou a ficar saturado de tanta maldição e decidiu ceder os destroços do 550 Spyder à polícia da Califórnia para um movimento de sensibilização junto das pessoas para adoptarem uma prática de condução mais defensiva. Mas eis que o caricato voltou a acontecer. Antes das autoridades levarem os destroços a garagem onde se encontrava o Little Bastard incendiou-se.



Mas por ironia do destino todas as viaturas foram consumidas pelas chamas, excepto o 550 Spyder. Os destroços do Little Bastard mais tarde serviram de exposição para a população admirar um objecto que tinha pertencido a uma estrela de Holywood. Mas nem aí o Little Bastard deu descanso. Acabou por cair de uma estante em Sacramento ferindo um adolescente. Quando ía a caminho de Salinas para uma outra exposição o camião que o transportava derrapou na estrada e sofreu um acidente tendo o motorista falecido. E quando o 550 Spyder se preparava para mais uma exposição, desta vez na Flórida, acabou por desaparecer misteriosamente. E foi aqui a última vez que se viu o 550 Spyder de James Dean. Talvez seja melhor assim para o Little Bastard poder "descansar" em paz sem causar mais tragédia.

Quanto a Wuetherich, o mecânico de James Dean que presenciou o acidente fatal do carro prateado no cruzamento próximo de Cholame, acabou por falecer em 1981 na Alemanha, sua terra natal, também num acidente de viação.

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