
A Audi lancou no mercado a versão híbrida do A3, neste caso o Sportback, com um motor de combustão a gasolina com turbo auxiliado por um propulsor eléctrico. Depois de algumas hesitações a marca dos anéis finalmente dá o passo para entrar no segmento dos híbridos. O preço é o grande senão deste modelo que, certamente, fará o potencial cliente olhar para outras versões a gasóleo. As vantagens que este modelo oferece é poder circular durante 50km em modo 100% eléctrico, as prestações e ainda um consumo anunciado de 1,5L/100km.
O bloco a gasolina que equipa o A3 Sportback e-tron é um 1.4 TFSI de 150cv do grupo Volkswagen. Ou seja se os modelos híbridos japoneses - já amplamente implementados com sucesso em mercados como o americano - oferecem um bloco a gasolina totalmente aspirado com um propulsor eléctrico, por sua vez a Audi usa um motor a combustão com turbo o que torna a tecnologia ainda mais complexa. O motor eléctrico de 102cv permite uma potência total combinada de 204cv. De facto se formos mais rigorosos o primeiro híbrido da Audi apareceu em 1989 com o Duo recorrendo a um motor eléctrico de 12cv, no entanto não passou de um protótipo que nunca chegou a entrar na linha de produção. Esse feito coube ao Toyota Prius.

Por falar em Toyota também é curioso que a marca japonesa conseguiu em 2014 o feito de ganhar pela primeira vez o campeonato de resistência com um híbrido na categoria máxima LMP1 pondo fim ao domínio da Audi que correu também com um híbrido, precisamente denominado e-tron. Foi nesta competição que a Audi começou a usar essa designação e que agora a colocar nos modelos comerciais como é o caso do A3 Sportback e-tron. A Audi já em tempos tinha anunciado um modelo desportivo 100% eléctrico derivado do RS, mas acabou por abandonar o projecto e decidiu dedicar-se aos híbridos dado que os eléctricos ainda oferecem pouca autonomia. Ou não será antes falta de know-how da Audi para combater o Nissan Leaf? Fica a dúvida no ar.

A bateria que equipa o motor eléctrico do A3 Sportback e-tron está localizada por baixo dos bancos traseiros, melhorando o centro de gravidade, e pode ser carregada numa tomada comum em apenas 3 horas e 45 minutos proporcionando 50km de autonomia. Se o depósito do motor a combustão estiver totalmente atestado então a autonomia será de 940km. Quanto a performances o A3 Sportback e-tron tem valores que o colocam acima dos modelos convencionais só ultrapassado pelo S3. A caixa é automática com 6 velocidades. Existem vários modos de condução: híbrido, desportivo (motor combustão + motor eléctrico), EV (modo eléctrico), charge (permite carregar a bateria através do motor a gasolina) e hold (armazena a carga da bateria para uma utilização posterior).

O sistema start/stop automático ajuda no consumo que a Audi refere ser de 1,5L/100km, um valor muito bom mas que ainda pode ser esquecido dado que o A3 Sportback e-tron custa mais 5.500€ que o A3 Sportback 2.0 TDI. Mas outra vantagem é que o A3 Sportback e-tron tem mais 54cv que esta versão a diesel e pode fazer o futuro comprador voltar a reflectir. Quanto à estética o A3 Sportback e-tron tem poucas diferenças face às versões puras a combustão. A grelha frontal, onde se localiza a tomada para carregar o motor eléctrico atrás do logotipo, tem frisos horizontais cromados em maior número. O pára-choques é mais elaborado com reentrâncias e entradas de ar laterais mais proeminentes. O resto é quase tudo idêntico. A qualidade dos materiais e dos acabamentos não sofreram modificações.
Mecânica
Motor combustão: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha TFSI, 1395 cc, 16 válvulasAlimentação motor combustão: injecção directa com turbo
Potência motor combustão: 150 cv às 5000-6000 rpm
Binário motor combustão: 250 Nm às 1600-3500 rpm
Motor eléctrico: bateria de iões de lítio de 8 módulos com 12 células, 7,7 kWh
Potência motor eléctrico: 102 cv
Binário motor eléctrico: 330 Nm
Potência combinada: 204 cv
Binário combinado: 350 Nm
Tracção: dianteira
Caixa: automática S tronic 6 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 222 km/hVelocidade máxima em modo eléctrico: 130 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,6 s
Consumos
Combinado: 1,5 L/100kmEmissões CO2: 37 g/km
Autonomia em modo eléctrico: 50 km
Autonomia em modo combustão: 890 km
Autonomia total: 940 km
Preço
a partir de 43.040€Prós e contras
+ qualidade, consumo, prestações
- preço
Sem comentários: