Volkswagen Cross Coupé GTE concept (2015)




A Volkswagen apresentou no salão de Detroit um protótipo que procura fundir dois conceitos: crossover e coupé. Trata-se do Cross Coupé GTE. Já são conhecidas e famosas as siglas GTI e GTD. A sigla GT antevê um carro de espírito desportivo ao passo que a nova letra E refere-se aos propulsores eléctricos que equipam este concept. No fundo o Cross Coupé GTE é um híbrido a gasolina auxiliado por motores eléctricos e com tracção às quatro rodas.

O ar achatado e esguio procura fugir ao look de SUV tradicional. Apesar do design o interior dispõe de cinco lugares reais. Quanto à estética a marca alemã foi inspirar-se em vários modelos. Atrás as ópticas cerradas são claramente derivadas do novo Golf, bem como o pára-choques de formas quebradas. A saída dos escapes em forma de boca saliente é novidade. De perfil a linha de cintura em linha recta nas portas é interrompida nas cavas das rodas para dar mais músculo ao conjunto. As proeminentes jantes de 22'' em liga leve dão escala ao Cross Coupé GTE.



Os puxadores são integrados de forma discreta com a linha de cintura e junto à cava frontal existe mesmo um elemento decorativo cromado. Já a frente é claramente uma evolução do Amarok. A grelha horizontal com dois frisos cromados robustos procura diluir as ópticas em leds que são dissimuladas para evidenciar a forma geral de uma boca. A grelha inferior, dividida em três aberturas, confere desportivismo ao Cross Coupé GTE. O interior, por sua vez, parece ter ido buscar influência ao painel de bordo do novo Passat. É feito por uma simples tira horizontal em baixo relevo no tabelier.



Quanto a motorização o Cross Coupé GTE vem equipado com um propulsor a gasolina de 3.6L V6 FSI de 280cv auxiliado por dois motores eléctricos, transmitindo a energia às rodas da frente e atrás através de uma caixa DSG de seis relações. A potência total é de 360cv e é capaz de atingir os 100km/h em apenas 6 segundos. Existem cinco modos de funcionamento dos motores: E-Mode, GTE, Offroad, Battery Hold/Battery Charge e Hybrid (modo padrão). Em modo E-mode é possível percorrer 32km apenas com o motor eléctrico.



Mas para além disso é possível seleccionar vários perfis que alteram os parâmetros de resposta do motor, as afinações e o comportamento do veículo. O perfil Onroad destina-se a uma condução em estrada enquanto o Offroad privilegia a condução fora do asfalto. O perfil Sport afia as garras do Cross Coupé GTE. Por último o perfil Snow ajuda o condutor a circular na neve, um piso que costuma oferecer mais dificuldades. Aqui destaque para o importante papel da tracção integral.

1 comentário:

joão

Para o mercado americano. Cá será outro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO