
A Suzuki vai colocar no mercado nacional uma terceira viatura a juntar ao seu curto portefólio onde apenas existem o Swift e SX4S-Cross. Trata-se do citadino compacto Celerio que vem substituir o já gasto Alto. É um automóvel funcional e prático de estética algo básica com a frente, principalmente grelha e faróis, a fazer lembrar modelos da Dacia. O interior também resume-se ao essencial. O grande trunfo é mesmo o seu preço que se situa abaixo dos 10.000€.
Tem cinco portas e é capaz de transportar cinco ocupantes de modo razoável, ao contrário de outros concorrentes que na maioria só permitem quatro passageiros. Dir-se-ia que o Celerio foi desenhado de dentro para fora. O seu interior foi pensado para maximizar o espaço a bordo e de facto o formato exterior compacto engana. No entanto há que salientar que o nível de equipamento de entrada, algo rudimentar, só traz quatro bancos. É necessário optar pelo nível acima para se ter os cinco lugares mas compensa pagar mais 813 euros dado que o equipamento que trás é bastante útil e não chega a ultrapassar os 10.000€.

O Celerio é mesmo um veículo utilitário sem um rasgo de génio, para quem quer um veículo funcional e prático e que não liga muito à "casca". Um meio de transporte competente. A estética parece algo desactualizada. A Suzuki foi mesmo beber inspiração à Dacia na frente através de uma grelha horizontal de frisos cromados com faróis devidamente enquadrados sendo que a única diferença são as pontas afiadas. Os faróis de nevoeiro situados em baixo e uma grelha adicional inferior trapezoidal procuram dar algo mais mas sem qualquer brilho. O pára-choques frontal exibe um queixo com formas laterais mais trabalhadas. Na lateral sobressai uma linha de cintura curva em forma de vinco nas portas rematado nas ópticas traseiras.
A tampa do depósito também parece ter sido pouco pensada com um enquadramento inestético. O pára-choques traseiro revela-se mais escultórico enquanto o portão exibe uma pega já em desuso pela indústria automóvel. E o que dizer do limpa-pára brisas encrustado na chapa? Já existem muitos modelos com o limpa-pára brisas traseiro integrado no óculo traseiro. A única excentricidade atrás é mesmo o spoiler superior integrado no portão. Enfim parece que a Suzuki cortou nos custos de produção para colocar o Celerio mesmo abaixo dos 10.000€. Para conseguir o feito dispensou coisas elementares como limpa pára-brisas traseiro e conta-rotações no nível básico. Na sua essência um veículo para o povo.

No interior dominam os plásticos algo duros. O painel de bordo do lugar do condutor tem um formato um pouco ortodoxo. Um enorme rectângulo com o manómetro de velocímetro de dimensões desproporcionadas ao centro (quiçá inspirado no Mini) e por cima uma pala de protecção colar que não cobre toda a largura do painel. Parece uma amálgama de peças de vários modelos cruzados. Tem a vantagem de ter um uso bastante intuitivo. O layour do tabelier, contudo, tem um design mais equilibrado, principalmente a consola central onde existe uma moldura em acabamento a imitar alumínio acetinado. Tem vários zonas de arrumo e espaço suficiente para viajar sem sobressaltos. A visibilidade é boa e a mala exibe uma capacidade de 254L, tornando-se numa referência no segmento.
Quanto a equipamento o nível de entrada disponibiliza quatro lugares, jantes de aço de 14'', quatro airbags, controlo de estabilidade, sistema de assistência durante a travagem, computador de bordo, fixações Isofix e ainda sensores de controlo da pressão dos pneus. O nível acima inclui cinco lugares, vidros frontais eléctricos, ar condicionado, fecho centralizado com comando à distância, rádio CD mp3 com ligação USB e bluetooth, volante multifunções, banco do condutor regulável em altura, conta-rotações (!) e ainda limpa pára-brisas traseiro (!).

O nível de topo adiciona jantes de liga leve de 14'', faróis de nevoeiro, airbags de cortina, espelhos retrovisores eléctricos, vidros dos passageiros traseiros eléctricos e quatro colunas. Nenhuma das gamas trás sensores de estacionamento. O preço do nível mais caro fica nos 10.815€, o que é interessante para o equipamento que trás. No que toca ao propulsor o Celerio vem equipado apenas com um motor tricilíndrico de 1.0L e 68cv de potência associado a uma caixa manual de cinco velocidades. O consumo anunciado é de 4,3L/100km.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 998 cc, 12 válvulasAlimentação: injecção directa
Potência: 68 cv às 6000 rpm
Binário: 90 Nm às 3500 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 5 velocidades
Dimensões
Comprimento: 3600 mmLargura: 1600 mm
Altura: 1540 mm
Mala: 254 L
Prestações
Velocidade máxima: 155 km/hAceleração 0-100 km/h: 14,0 s
Consumos
Combinado: 4,3 L/100kmEmissões CO2: 99 g/km
Preço
a partir de 8.985€Prós e contras
+ espaço, funcionalidade, preço
- estética desactualizada, materiais algo duros no interior, algum equipamento como sendo opcional








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