
O Porsche Cayenne é já um dos modelos de enorme sucesso da Porsche. Aquando do seu lançamento muitos torceram o nariz ao acusarem a Porsche de dar tiros nos pés já que a marca se deveria concentrar-se apenas em modelos de cariz desportivo, mas o que é um facto é que a aposta foi mais do que ganha e os cépticos foram obrigados a mudar de opinião. Quer se goste ou não o Cayenne tornou-se mesmo num pilar fundamental da sustentabilidade fincanceira da Porsche.
A segunda geração sofreu agora uns retoques para procurar rejuvenescer a imagem do SUV de cinco lugares. O seu design está mais apurado, a eficiência dos motores melhorou e o equipamento vem mais recheado. O espaço a bordo é um ponto fortes do Cayenne oferecendo prazer de condução e conforto aos ocupantes. Mas não se pense que este é um veículo meramente utilitário, também tem boas prestações ou não estaríamos na presença de um Porsche.

No que toca à estética ela varia consoante as gamas mas têm em comum uma carroçaria com um desenho de linhas mais vincadas, novas ópticas frontais com luzes bi-xénon e leds de quatro pontos, novo pára-choques, novo capôt, grelha redesenhada e protecção inferior da carroçaria mais robusta.
O novo Cayenne dispõe de sistema start/stop automático e ainda um sistema de gestão térmica optimizado para melhorar o consumo. Na grelha frontal um sofisticado sistema de lâminas é activado consoante o regime do propulsor de modo a arrefecer melhor o motor.
Atrás é mais evidente a silhueta pronunciada e elegante dos ombros dando mais presença ao Cayenne. Os farolins também sofreram alterações com mais recortes no seu desenho. O pára-choques também se apresenta mais esculpido e facetado com escapes mais integrados no conjunto.
No interior predominam os materiais de bom toque e acabamento. As lamelas orientáveis dos ventiladores sugerem um design retro que no geral é clássico. Destaque para o relógio analógico ao centro do tabelier. O volante multifunções é inspirado no 918 Spyder. Os bancos estão mais envolventes.

Existem cinco versões disponíveis: Cayenne S, Cayenne Turbo, Cayenne Diesel, Cayenne S Diesel e ainda o Cayenne S E-Hybrid um híbrido plug-in eléctrico e gasolina. Os blocos foram todos aperfeiçoados de forma a melhorar a performance e reduzir os consumos.
De entre todos os modelos o Cayenne híbrido é mesmo a escolha mais interessante dado que apresenta um consumo de apenas 3,4L/100km. É o mais ecológico e o mais "acessível" de todos. E não se julgues que é "lento". Precisa de apenas 5,9 s para atingir os 100km/h.
Quanto a equipamento vem de série com bastante equipamento como por exemplo abertura eléctrica do portão traseiro. O Sistema Porsche Car Connect possibilita consultar num smartphone informações relevantes sobre o veículo. Existem também opcionais de luxo como bancos ventilados. O preço continua a ser o calcanhar de aquiles do Cayenne. O Macan veio preencher a lacuna existente ao posicionar-se atrás do Cayenne.
Cayenne S
Motor: gasolina, dianteiro, 6 cilindros opostos, 3.6L V6Alimentação: injecção directa, com bi-turbo
Potência: 420 cv às 6000 rpm
Binário: 550 Nm às 1350 e 4500 rpm
Velocidade máxima: 259 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 5,5 s
Consumo combinado: entre 9,5 e 9,8 L/100km
Emissões CO2: entre 223 e 229 g/km
Preço: a partir de 116.269€
Cayenne Turbo
Motor: gasolina, dianteiro, 8 cilindros opostos, 4.8L V8Alimentação: injecção directa, com bi-turbo
Potência: 520 cv às 6000 rpm
Binário: 750 Nm às 2250 e 4000 rpm
Velocidade máxima: 279 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 4,5 s
Consumo combinado: entre 11,2 e 11,5 L/100km
Emissões CO2: entre 261 e 267 g/km
Preço: a partir de 172.786€
Cayenne Diesel
Motor: diesel, dianteiro, 6 cilindros opostos, 3.0L V6Alimentação: injecção directa por rampa comum, com turbo e intercooler
Potência: 262 cv às 4000 rpm
Binário: 580 Nm às 1750 e 2500 rpm
Velocidade máxima: 221 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Consumo combinado: entre 6,6 e 6,8 L/100km
Emissões CO2: entre 173 e 179 g/km
Preço: a partir de 92.093€
Cayenne S Diesel
Motor: diesel, dianteiro, 8 cilindros opostos, 4.2L V8Alimentação: injecção directa por rampa comum, com turbo e intercooler
Potência: 385 cv às 3750 rpm
Binário: 850 Nm às 2000 e 2750 rpm
Velocidade máxima: 252 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 5,4 s
Consumo combinado: 8,0 L/100km
Emissões CO2: 209 g/km
Preço: a partir de 123.320€
Cayenne S E-Hybrid
Motor combustão: gasolina, dianteiro, 6 cilindros opostos, 3.0L V6Alimentação motor combustão: injecção directa, com turbo
Potência motor eléctrico: 95 cv
Potência motor gasolina: 333cv
Potência combinada: 416 cv às 5.500 rpm
Binário total: 590 Nm às 1250 e 4000 rpm
Velocidade máxima: 243 km/h
Velocidade máxima em modo eléctrico: 125km/h
Aceleração 0-100 km/h: 5,9 s
Consumo combinado: 3,4 L/100km
Emissões CO2: 79 g/km
Autonomia modo elétrico: entre 18 e 36 km
Preço: a partir de 91.781€
Prós e contras
+ Luxo a bordo, espaço, qualidade geral, prestações, design
- Consumo (com excepção dos diesel e híbrido), preço








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