
A Michelin criou um novo tipo de pneu polivalente que se adapta às várias estações do ano e promete mexer no mercado. O uso de pneus de inverno em Portugal é raro, no entanto esta solução pode ser uma mais valia em determinadas localidades do país.
O CrossClimate chega em Maio e tem características únicas como se de um camaleão se tratasse. Se no Verão assemelha-se ao poupado Energy Saver Plus, no Inverno suporta usos em chuva, gelo e neve estando certificado pela 3 Peaks Mountain Snow Flake (3PMFS).
Porque é que o pneu CrossClimate pode alterar a filosofia do mercado de pneus? Simples, porque em países do norte da Europa, onde as condições climatéricas são mais adversas no Inverno, é frequente o uso de 2 jogos de pneus: um para o Inverno e outro para o Verão.
Agora este novo tipo de pneu pode suportar ambos os climas devido às suas propriedades polivalentes dispensando a troca de pneus durante a transição de climas. Um autêntico ovo do colombo dos pneus. No entanto é preciso ver que só em condições extremas de temperaturas negativas persistentes é que será necessário continuar ao procedimento de troca.
Agora já não é preciso fazer a troca. O CrossClimate foi testado em temperaturas negativas de -30ºC até temperaturas de 40ºC. Obteve, inclusivé, 5 estrelas na certificação TÜV que inclui testes de travagem a seco, aderência em piso molhado, aderência em curva e tracção em subidas com neve.
No nosso país, devido ao clima temperado durante o Inverno, é muito raro os portugueses usarem 2 jogos de pneus para todo o ano. Apenas algumas localidades de Portugal apresentam temperaturas mais extremas no Inverno com ocorrência de neve no e aí justifica-se. Aqui o CrossClimate pode ser uma mais valia.
Para além da sua polivalência o CrossClimate também é confortável, devido ao seu ruído de rolamento ser reduzido, e apresenta-se como seguro e estável tanto em recta como em curva. Comporta-se bem em piso seco, em neve e obteve nota máxima em travagem para piso molhado.
O segredo do CrossClimate reside na composição da borracha com uso de compósitos bem como ao desenho da faixa de rodagem com formas tridimensionais em V desencontrados. A resistência ao rolamento é reduzida poupando no consumo. Estará disponível inicialmente para jantes de 15'' a 17'' com índices de velocidade desde os 190km/h até aos 270km/h. Para 2016 chegarão modelos especialmente concebidos comerciais ligeiros, SUV's e modelos de tracção integral.








Sem comentários: