
Esta é a primeira carrinha desportiva da marca Seat. O grupo Volokswagen decidiu replicar a estratégia já aplicada com sucesso na Audi, onde é bastante comum existirem carrinhas desportivas. Mas na Seat constitui uma novidade. A gama Cupra ainda só foi usada no modelo compacto Leon. O Leon ST Cupra pretende elevar a fasquia do espírito desportivo para modelos, até aqui, considerados apenas como familiares.
Mas esta poderá ser uma aposta arriscada para o nosso mercado já que fará os clientes virarem-se para marcas premium que oferecem, pelo mesmo preço, modelos tão competentes e com mais status. Não terão as mesmas performances que este ST Cupra, mas garantem um nível de conforto e um retorno de preço mais em conta na hora de trocar a viatura. O Leon ST Cupra dispõe de uma carroçaria com decorações que o distinguem dos outros modelos, como a moldura da grelha frontal, as jantes e retrovisores exteriores em laranja que contrastam com a cor dominante.

O Leon ST Cupra concilia o espaço de uma carrinha, cuja capacidade da mala é de 587L, com o desempenho de um carro de alta performance. Dispõe de 280cv e precisa de apenas 6s para atingir os 100km/h. Tudo graças a um propulsor de "garras afiadas" e a um trabalho executado na carroçaria para melhorar a aerodinâmica. Tem um diferencial autoblocante e uma suspensão com amortecedores de tecnologia DCC (controlo adaptativo de chassis). O comportamento em curva é bastante bom, sendo estável e não vacilando. A direcção também é bastante boa e precisa.

O Leon ST Cupra dispõe de quatro modos de condução: Comfort, Sport, Cupra e Individual. Quem pensar em adquirir este modelo com o intuito de dar nas vistas e ao mesmo tempo poupar no combustível o melhor é esquecer. É que não existe aqui um modo de condução eco, como é muito visto noutros modelos. O modo mais "económico" é o Comfort, mas é preciso bastante cuidado com o pedal do acelerador. No modo Sport e Cupra o painel de bordo fica em tom de vermelho. O modo Individual permite personalizar várias opções.

O bloco que equipa o Leon ST Cupra deriva dos outros desportivos do grupo Volkswagen: Audi S3 e Golf R. A caixa é de seis relações e pode ser manual ou, em opção, automática DSG com dupla embraiagem. Mesmo contando com um sistema automático start/stop, a média anunciada de 6,6L/100km é uma miragem. Quanto a equipamento conta com jantes de liga leve bi-color de 19'', travões de pinças vermelhas, spoiler traseiro, dupla ponteira de escape cromada, pedais e elementos decorativos interiores a alumínio, bancos desportivos com costura a branco, volante desportivo multifunções e muito mais. O preço não é ilusório já que inclui bastante equipamento.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1984 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção directa, com turbo
Potência: 280 cv às 5600-6500 rpm
Binário: 350 Nm às 1700-5600 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual ou automática DSG 6 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 250 km/hAceleração 0-100 km/h: 6,0 s
Consumos
Combinado: 6,6 L/100kmEmissões CO2: 154 g/km
Preço
a partir de 42.610€Prós e contras
+ prestações, espaço, visual
- preço, consumo em ambiente urbano








Sem comentários: