
A Fiat procura seguir as pisadas da Mini criando variantes do emblemático 500. O 500X é uma versão mais musculada do pequeno citadino em modo SUV. Pode pisar estradas de dificuldade reduzida e média até, mas é no asfalto que se sente bem, como a maioria dos SUV's e Crossovers modernos feitos mais para ambientes urbanos do que rurais.
O 500X é como se fosse uma versão mais esticada do 500, para todos os lados e para cima. A sua plataforma é a mesma usada no Jeep Renegade (uma marca agora sob a alçada da Fiat). Se for observado de longe parece mesmo um 500 mas ao aproximarmo-nos é fácil distinguir a diferença de dimensões. A estética e formato são semelhantes mas o espaço e conforto saem beneficiados com este modelo.

Existe a versão City Look, mais apropriada para ambientes urbanos e com tracção às rodas frontais, e ainda a versão Cross de tracção integral apto para circular em pisos de dificuldade acrescida. A primeira versão conta com um bloco a diesel de 1.6L com 120cv associado a uma caixa manual de 6 relações e é, obviamente, mais acessível do que a versão Cross.
O 500X tem um comportamento estável em curva mesmo apesar de ter mais altura ao solo. E o peso deste SUV não é muito, são 1.300kg, o que contribui para consumos interessantes. O facto de o binário máximo estar disponível logo às 1.750rpm permite o 500X ter resposta rápida logo no arranque.
No interior a posição de condução é ergonómica e a visibilidade para os vários ângulos é boa. O espaço abunda permitindo viagens confortáveis. Os materiais usados são algo duros, mas existe um cuidado visível nos acabamentos. O painel de bordo é intuitivo e de leitura simples e a consola central dispõe de um ecrã táctil de 5'' infoteinment.

O 500X pode ser conduzido em três modos distintos através do accionamento de um botão. O modo Auto destina-se a poupar nos consumos; o modo Sport como o nome diz oferece uma condução mais desportiva e, por último, o modo All-Weather destina-se a ajudar o condutor em pisos de aderência mais difícil.
Vem de série com volante multifunções, manípulo de velocidades em pele, rádio CD/MP3 com USB e bluetooth, cruise control, travão de estacionamento eléctrico, computador de bordo, navegação por GPS, faróis de nevoeiro accionáveis em curva, luzes diurnas em leds e jantes de liga leve de 17''.
O Pack Confort, em opção, oferece algumas mordomias como apoios de braços, climatizador bi-zona, banco do condutor com regulação eléctrica, ignição por botão, entrada USB e SD. Existem ainda outros opcionais como sensores de estacionamento traseiro e espelhos retrovisores exteriores rebatíveis electricamente.

O 500X vem com um sistema automático start/stop. Quanto a segurança dispõe de série de ABS, controlo electrónico de estabilidade, controlo de tracção, airbags dianteiros, laterais à frente e de cortina, sistema de auxílio ao arranque em subida, sensores de controlo de pressão dos pneus e sistema Isofix para cadeiras de criança.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção directa, por rampa comum e turbocompressor
Potência: 120 cv às 3750 rpm
Binário: 320 Nm às 1750 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4248 mmLargura: 1796 mm
Altura: 1600 mm
Peso: 1320 kg
Mala: 350 L
Depósito: 45 L
Prestações
Velocidade máxima: 186 km/hAceleração 0-100 km/h: 10,5 s
Consumos
Combinado: 4,0 L/100kmEmissões CO2: 107 g/km
Preço
a partir de 23.650€Prós e contras
+ visual, condução, consumo, materiais, recuperações, equipamento
- posição do ecrã táctil um pouco alta demais








Sem comentários: