Honda Civic IX facelift (2015)



O Honda Civic foi alvo de uma actualização estética no exterior, no interior mas também na suspensão e nas tecnologias de segurança para melhorar a condução e a estabilidade deste hatchback. Conta agora com uma versão Sport que oferece uma imagem mais desportiva bastante inspirada no futuro Type R, que irá ser retomado depois de alguns anos interrompido.

As imagens aqui mostradas referem-se ao modelo Sport com um pára-choques mais musculado de grelha em rede mais aberta com duplo acabamento e entradas de ar adicionais inferiores nas pontas onde se localizam faróis de nevoeiro. As ópticas frontais têm novo desenho com um recorte inferior feito em luzes diurnas de leds integrados. O interior dos farolins possuem "olhos" mais expressivos. O capôt possui agora vincos. Na lateral nada a assinalar.



Mas é de perfil que se apercebe que a nona versão do Civic tem uma volumetria pouco feliz atrás. A cava da roda traseira aparece demasiado enchida e desproporcionada. A geração anterior estava melhor neste aspecto. Também a frente com uma boca negra pouco favoreceu o Civic. Este novo facelift procurou dar alguma graça à nona geração mas também contribui para melhorar a aerodinâmica.

Na traseira sobressaem os novos farolins em leds com desenho interno inovador 3D. As luzes de presença formam um C. Aqui o pára-choques também é novo com um difusor inferior negro para melhorar a aerodinâmica. O aileron que divide o vidro traseiro em dois é mais elegante. Se o Type R tinha uma imagem de carro tunning com saias adicionadas, esta versão Sport tem os elementos estéticos devidamente integrados.



No interior os manómetros mais convencionais têm agora iluminação em azul e vermelho com fundo negro. Na parte superior mantém-se o velocímetro digital. A consola central é nova com um ecrã táctil infoteinment de 7'' e acabamento metalizado preto. No entanto continua esta pecha da Honda - tabeliers com layouts pouco harmoniosos com consolas assimétricas algo inestéticas. Os bancos e costuras dos tecidos são novos e os puxadores das portas são cromados.

Esta versão do Civic estreia o novo sistema de bordo Honda Connect, que oferece conveniência e facilidade de ligação com o veículo em movimento e funcionalidades que incluem rádio com transmissão de áudio AM/FM, digital (DAB) e via Internet, ligação Bluetooth, USB e Internet, navegação por satélite e câmara traseira para facilitar as manobras de estacionamento. Quanto à bagageira o Civic mantém-se uma referência na classe com uma capacidade de 477L.



A suspensão do novo Civic é nova de modo a proporcionar maior prazer de condução. Também existem novas tecnologias de segurança que tornam o veículo mais estável em todas as condições e previnem acidentes em determinadas condições. O sistema de Direcção Assistida Eléctrica foi actualizado para melhorar as respostas da direcção a alta velocidade.

No que toca a motores a versão Sport está equipada com o motor diesel 1.6L i-DTEC de 120cv ou com o motor a gasolina 1.8L i-VTEC de 142cv. Para as outras versões existirá ainda um bloco 1.4L gasolina i-VTEC com 100cv. A caixa é manual ou automática. Vem com um spoiler traseiro exclusivo na cor da carroçaria e jantes de 17'' em liga leve na cor negra.



O bloco a diesel pesa menos 47kg do que o anterior 2.2L e é o mais leve da classe sendo feito integralmente em alumínio. Utiliza pistões e bielas mais leves em toda a gama. Os motores usam um óleo de baixa viscosidade, melhores materiais catalisadores, alternador de controlo multi-fase e melhor sistema de controlo da detonação. A aplicação de um novo revestimento nos pistões permitiu reduzir o atrito, aumentar as performances e reduzir os consumos.

A nova gama Civic 2015 oferece uma tecnologia denominada Eco Assist de assistência à condução ecológica para ajudar o condutor a obter a melhor eficácia em termos de condução. O sistema usa o velocímetro do carro para alertar o condutor relativamente ao impacto que o seu estilo de condução está a ter nos consumos de combustível. Ou seja se a condução for económica, o velocímetro fica verde.



Por outro lado se o condutor exceder a aceleração ideal, o velocímetro vai alternando para tons branco esverdeado. Mas se o condutor exercer forte aceleração o velocímetro fica com o fundo branco. Vem com start/stop de accionamento automático mas pode ser desactivado através de um botão.

Modelos a gasolina
1.4 i-VTEC (100cv): 13,4s; 187km/h; 5,4L/100km; 129g/km
1.8 i-VTEC (142cv): 9,4s; 215km/h; 6,4L/100km; 150g/km

Modelos a diesel
1.6 i-DTEC (120cv): 11,2s; 210km/h; 3,6L/100km; 94g/km

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO