
Manoel de Oliveira faleceu no presente mês e era o realizador cinematográfico mais velho no activo. Antes de se dedicar à sétima arte o cineasta também foi atleta de ginástica. Para além disso foi um apaixonado por automóveis e chegou a ser piloto de competição automóvel. Veja os carros que Manoel de Oliveira conduziu em diversas provas nacionais na década de 1930.
Em 1935 ganhou a Gincana do Palácio de Cristal na sua primeira corrida ao volante de um Fiat Ballila (3ª imagem). Em 1936 o portuense obteve um 2º lugar no Circuito Internacional de Vila Real ao volante de um BMW 315 (2ª imagem). Em 1937 alcançou um 1º lugar no Circuito Internacional do Estoril ao volante de um Ford V8 Especial (1ª imagem) e ainda um 4.º lugar no Circuito Internacional de Vila Real também ao volante do mesmo Ford.

Para além disso Manoel de Oliveira realizou um interessante documentário intitulado “Portugal já faz automóveis”, numa altura em que a indústria automóvel portuguesa mostrava algum vigor e iniciativa com várias marcas nacionais.








Sem comentários: