O segredo das caudas recortadas, por Peter Brock



Peter Brock, o designer do Daytona Cobra Coupe, conseguiu com um simples engenho de design melhorar a aerodinâmica dos Cobra de 1965, aumentado a velocidade de ponta, melhorando a estabilidade e diminuindo o consumo de combustível. Foi através desse modelo que conseguiu alcançar a primeira vitória de um carro americano no FIA GT, suplantando os Ferrari's.

E em que consistiu esse engenho? Na altura os veículos desportivos possuíam uma traseira alongada, por se julgar que era a melhor forma de vencer a resistência do ar. Peter Brock mostrou que não era bem assim e desenhou uma traseira recortada com um pequeno spoiler e o mais horizontal possível.

Foi bastante criticado, mas com a vitória no FIA GT provou-se que afinal tinha razão. Com esta solução diminui-se a turbulência do ar na parte traseira e aumenta-se consideravelmente a aerodinâmica. O designer refere mesmo que foi buscar inspiração em desenhos alemães dos anos 60.

Posteriormente a solução foi adoptada por muitos modelos. O Porsche 917K que venceu Le Mans em 1970 e 1971 seguiu este método com uma inclinação ascendente na cauda. Uma solução que é possível observar na cauda dos pássaros.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO