
O novo Fiat Dobló foi lançado em Portugal em Março deste ano e conta com uma vasta gama de motorizações que vão desde os 75cv até aos 135cv. Visualmente o pequeno veículo de carga melhorou, apesar de ser um restyling da segunda geração, e agora detém a melhor manobrabilidade do segmento. É capaz de transportar três passageiros.
O Dobló detém mais de 1.4 milhões de unidades vendidas desde 2000, ano de lançamento da primeira geração. É, por isso mesmo, um sucesso comercial. Esta novo modelo pretende ir um pouco mais além. Chegar ao topo da categoria é o objectivo da Fiat. E para tal elevou a qualidade do Dobló isto no que toca à estética bem como nas performances, na capacidade de carga, na funcionalidade, nos consumos e nos custos de utilização.

O Dobló está mais atraente. Na frente o pára-choques sobressai com uma enorme grelha horizontal em forma de boca e ópticas arredondadas. Uma entrada de ar inferior adicional e faróis de nevoeiro dão mais desportividade. O capôt possui vincos escultóricos. As cavas das rodas salientes em relação à carroçaria dão robustez. Um generoso espelho retrovisor retráctil electricamente e com pisca integrado confere modernidade ao Dobló.
De realçar o pormenor dos pilares da frente em negro que procuram desligar o tejadilho da superfície envidraçada. Uma solução já vista nos citadinos da Skoda. As jantes em liga leve com vários desenhos dão carácter ao comercial. Atrás o pára-choques parece pouco robusto e desproporcionado quando comparado com o restante volume.

O Dobló é um modelo de carga com formato monolítico tipo caixa, no entanto os vértices e cantos devidamente arredondados e os baixos relevos imprimidos nas superfícies opacas mostram o bom trabalho dos designers da Fiat. O interior mostra qualidade com bons materiais. O painel de bordo possui manómetros com moldura cromada. A consola central exibe um ecrã táctil multifunções com 5'' e inclui sistema de navegação.
O volante com comandos e o manípulo de mudanças são em pele, elevando a fasquia do Dobló. Vê-se claramente que o interior do Dobló pretende rivalizar com o modelo da Mercedes. No geral a funcionalidade a bordo melhorou tanto na zona de espaço dos passageiros como na zona de carga. Por exemplo por baixo do banco existe um compartimento para arrumar objectos. O rádio inclui bluetooth e entrada USB.

A zona de carga pode carregar mais de uma tonelada de peso e possui uma volumetria superior a 5 metros cúbicos. A manobrabilidade do Dobló é a melhor no seu segmento. O conforto e o comportamento dinâmico também foram pensados graças a suspensões traseiras Bi-link. O novo Dobló tem quatro carroçarias à escolha: Cargo, Combi, Work Up e Chassis Cabine.
Quanto a motorizações existem cinco blocos a diesel e um a gasolina que vão desde os modestos 75cv até aos potentes 135cv. Ao nível da segurança trás de série ABS com EBD, ESC (sistema de controlo de estabilidade), ASR (sistema de controlo de tracção), HBA (assistência hidráulica à travagem) e ainda Hill Holder (sistema de auxílio ao arranque em subida). Ou seja, novo Dobló está mais seguro do que nunca. Um utilíssimo sistema Radio Uconnect Nav permite saber onde está localizada a viatura em qualquer altura.
Modelos a diesel
1.3 MultiJet (75 cv): 145km/h; 5L/100km; 133g/km1.3 MultiJet (90 cv): 158km/h; 5L/100km; 133g/km
1.6 MultiJet (90 cv): 158km/h; 4,9L/100km; 130g/km
1.6 MultiJet (100 cv): 164km/h; 5,4L/100km; 143g/km
2.0 MultiJet (135 cv): 179km/h; 5,9L/100km; 154g/km
Modelos a gasolina
1.4 MPI (95 cv): 161km/h; 7,3L/100km; 169g/km
Sem comentários: