
Os modelos GTI de cariz mais desportivo começaram a ser utilizados pela Peugeot há largos anos. A Volkswagen também procurou seguir os mesmos passos usando a mesma sigla. Actualmente tanto a Peugeot como a Volkswagen criaram uma gama intermédia com a designação GT, ficando o GTI destinado a modelos puramente desportivos.
No entanto ambas as marcas sempre ofereceram modelos com estas siglas para viaturas compactas como hatchbacks, também conhecidos como hot hatchbacks. Agora a Peugeot decidiu alargar a oferta às carrinhas. É o caso da 308 SW GT. É um modelo que oferece todas as potencialidades de uma carrinha mas procura ir um pouco mais além aliando desportividade aos seus requisitos funcionais.

O ADN é o mesmo do 308 GT mas aplicado numa carrinha. Ou seja pára-choques e jantes especiais e alguns pormenores desportivos como a dupla ponteira de escape cromada de formato trapezoidal, difusor em negro lacado, piscas em leds e ainda a cor da carroçaria num distintivo Magnetic Blue. As dimensões são as mesmas da 308 SW mas mais musculada e agressiva. Comparativamente com a versão normal tem ainda uma distância ao solo menor.
No interior sobressai a boa qualidade dos materiais e o cuidado evidente nos acabamentos. Como é habito nestes modelos desportivos existem pedais em alumínio e costura dos bancos de pele a vermelho. Existem dois propulsores: um a diesel e outro a gasolina. Neste caso o bloco de 1.6L a gasolina é auxiliado por um turbo-compressor com injecção directa e debita 205cv às 6.000rpm. O binário é de 285Nm às 1.750rpm. A transmissão é manual de seis relações. A velocidade de ponta é de 235km/h e leva apenas 7,6s para alcançar os 100km/h.

A 308 SW GT é versátil e tanto pode vestir a pele de um gato manso como mostrar as garras de um leão. E para se alternar o temperamento basta accionar o botão na consola central que activa ou desactiva o modo Sport. Este modo de condução desportiva disponibiliza informação relevante para os amantes da velocidade, torna as acelerações mais vigorosas, a direcção mais dura e o painel de instrumentos muda do branco para o vermelho.
Mas a diferença entre o modo Sport e normal também se nota no som do motor. São audíveis os roncos do motor em modo desportivo. As emissões de CO2 são de 134g/km e o consumo anunciado é de 5,8L/100km, um valor algo distante da realidade, principalmente quando usado o modo de condução desportiva que é capaz de elevar o valor para 8L/100km. Por isso para quem dá importância aos consumos há que ter algum cuidado no pedal do acelerador em modo desportivo.

A 308 SW GT vem bem equipada, tal como sucede com o 308 GT. Inclui de série ignição por botão, climatizador bi-zona, bancos desportivos em pele, sistema de sensores para auxílio ao estacionamento, jantes de liga leve de 18'', faróis em leds, tecto panorâmico, vidros escurecidos e ainda um ecrã táctil de 9,7'' multifunções com sistema de nevagação integrado. Está disponível a partir de 33.460€.
Sem comentários: