
O Suv CX-5 foi revisto pela Mazda e a versão a diesel de 2.2L de tracção dianteira acaba por ser equilibrada, robusta e confortável em viagens de longo curso. É a opção mais racional. Este bloco de 150cv é o menos potente disponível no nosso mercado mas tendo em conta o consumo (guloso) desta versão é preferível não optar por mais potência ou tracção integral para não ter maiores dissabores na carteira.
O novo CX-5 apresenta pequenas alterações estéticas que o tornam mais robusto e desportivo. Sem constituirem mudanças drásticas o objectivo foi aperfeiçoar o modelo. A nova grelha institucional da Mazda em formato trapezoidal de asas abertas, a replicar o logotipo, continua com a moldura cromada que remata no interior das ópticas, para dar mais fluidez às linhas, mas agora possui frisos horizontais. As luzes diurnas em leds dão mais charme ao modelo.

O binário máximo encontra-se logo disponível às 1.800rpm, desenvencilhando-se com relativa facilidade em qualquer situação como em ultrapassagens ou subidas íngremes. Atinge os 100km/h em apenas 9,6s. Quanto ao consumo há que ter algum cuidado pois o valor anunciado de 4,6L/100km é irreal. O mais certo é rondar a casa dos 8L/100km em cidade ou 7L/100km em estrada. Se esta versão já apresenta um apetite guloso então o que dizer das outras mais potentes e com tracção integral?
O interior do novo CX-5 é sóbrio e "clean" e o uso das várias funcionalidades, como o painel de bordo e a consola central, é bastante intuitivo. Os bancos são ergonómicos. O espaço a bordo é bom com bastantes zonas de arrumo. A substituição do travão de mão pelo travão eléctrico através de botão permitiu ganhar espaço no túnel central. Leva quatro passageiros de forma confortável. Pode levar um passageiro extra atrás, mas sem direito a esticar os braços para o lado. É que este é um Suv compacto. No entanto existirá um ainda mais curto denominado CX-3, mais apto para o espaço urbano.

O formato da bagageira adapta-se perfeitamente a malas e cargas de maiores dimensões. Tem uma capacidade de 463L e o facto de o piso também estar alinhado com a entrada do portão acaba por facilitar a colocação da bagagem por arrasto sem necessidade de elevação extra. O tapete do fundo da bagageira tem duplo acabamento para fazer face a diversas situações. Tem também pequenos compartimentos laterais para arrumo. Caso seja necessário colocar carga de dimensões superiores à bagageira, basta puxar uma alavanca que faz descair os bancos traseiros sem nenhum esforço. Um mimo para os mais preguiçosos.
A condução do novo CX-5 é fácil e o conforto a bordo é bastante bom tudo graças à eficiente suspensão que só se recente em casos de extrema aspereza do piso. Quanto à segurança vem de série com ABS, sistema de controlo dinâmico de estabilidade, sistema de controlo de tracção, sistema de assistência à travagem de emergência, sistema de auxílio ao arranque em subidas, sensores de controlo de pressão dos pneus, sistema de auxílio em ângulo morto, sistema de aviso à saída da faixa de rodagem e ainda airbag duplo, de cortina e lateral.

O equipamento na gama de topo Excellence é bastante completo e inclui sistema de ignição por botão, fecho centralizado, arranque inteligente, start/stop automático, travão de mão eléctrico, vidros eléctricos à frente e atrás, volante multifunções em pele, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis electricamente, ar condicionado automático, rádio CD/mp3 com entrada USB e bluetooth, bancos frontais aquecidos, cruise control, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmara de auxílio ao estacionamento, computador de bordo, sistema audio Bose, faróis de nevoeiro, jantes de liga leve bicolor com 19'', sistema de navegação integrado, luzes diurnas em leds e ainda sensores de chuva e luminosidade.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2191 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção indirecta por rampa comum, intercooler, turbo geometria variável
Potência: 150 cv às 4500 rpm
Binário: 380 Nm às 1800-2600 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4555 mmLargura: 1840 mm
Altura: 1670 mm
Peso: 1495 kg
Mala: 463 L
Depósito: 56 L
Pneus: 225/55 R19
Prestações
Velocidade máxima: 202 km/hAceleração 0-100 km/h: 9,2 s
Consumos
Combinado: 4,6 L/100kmEmissões CO2: 119 g/km
Preço
a partir de 38.705€ com equipamento de topo ExcellencePrós e contras
+Condução, conforto, relação preço / equipamento, qualidade
-Visibilidade atrás, consumo real diverge do anunciado








Sem comentários: