
Várias marcas de automóveis estão a realizar recalls de viaturas para analisar o sistema de airbags e verificar hipotéticas falhas. Isto porque surgiram acidentes em que os insufladores não funcionaram, tendo ocorrido, segundo os dados divulgados nos media, seis mortes, cinco nos EUA e um na Malásia, e ainda centenas de feridos.
A empresa japonesa que forneceu airbags a estas viaturas, a Takata, está no centro da questão. As coimas de que vai ser alvo por conta deste defeito na produção dos airbags podem ser avultadas. As marcas que requisitaram o equipamente à Takata também são, naturalmente, japonesas. Toyota, Nissan e Honda irão chamar às oficinas viaturas produzidas em determinados anos para verificar a eficiência do sistema de segurança, nomeadamente os insufladores. Todas elas não vão cobrar qualquer dinheiro aos clientes pela averiguação técnica uma vez que o defeito é de fabrico. Em Portugal estima-se que sejam viaturas fabricados entre 2002 e 2008.
No entanto este caso tem de ser devidamente contextualizado no cenário da indústria automóvel onde as marcas lutam entre si (às vezes com meios duvidosos) para conseguirem aumentar as vendas. E estes casos de avarias e falhas acabam por manchar a imagem das marcas. Nas últimas décadas as vendas de viaturas americanas caíram a pique no mercado americano em detrimento das japonesas que sempre tiveram a fiabilidade como grande trunfo.
O recente caso dos travões em Toyota's ocorrido nos EUA levantou a suspeita de sabotagem com o intuito de procurar manchar a imagem e a reputação da Toyota no mercado americano. E é sabido que o grupo Toyota destronou a GM como maior fabricante mundial automóvel, por isso depois deste caso (mal explicado) dos problemas de travões, estaremos perante mais outro caso de suposto "bullying" industrial com origem, novamente, nos EUA?
Se será sabotagem ou não o futuro o dirá mas a Toyota garante que tem meios económicos para fazer as reparações nos airbags em todas as viaturas, caso os defeitos existam, com o objectivo de manter a satisfação dos seus clientes e garantir a segurança das viaturas sem cobrar um único cêntimo.








2 comentários:
A Toyota descobriu que um condutor carregou inúmeras vezes seguidas (muitas mesmo) no travão sem razão aparente provocando fadiga e mau funcionamento...enfim
e depois afinal era o tapete que entalava os pedais