
O filme sobre Ayrton Senna, em género documentário, relata o percurso e a história do piloto brasileiro nas provas de automobilismo. O auge da carreira foi atingido quando era companheiro de Alain Prost. Foi uma das duplas de maior sucesso na prova raínha do desporto motorizado. E o monolugar McLaren Honda tornou-se mítico.
Senna era admirado, principalmente, pela classe mais desfavorecida do Brasil. Atingiu o estatuto de estrela de cinema e, como sucede com algumas estrelas de cinema, acabou por falecer em idade jovem. Talvez os astros não gostem muito de deuses na terra. As provas de Fórmula 1 onde corria Senna eram sempre acompanhadas no Brasil pela rádio como autênticos relatos de futebol e cada vitória era celebrada como se fosse um golo da selecção canarinha.
A troca de equipa da McLaren para a Williams revelou-se fatal para Senna. O novo carro sempre se mostrou instável, não correspondendo às expectativas, sempre exigentes, do piloto brasileiro. A passagem pela Williams acabou mesmo por ser curta, só durando três provas. Nessa época as duas primeiras corridas foram ganhas pela Benetton, onde corria o novato Schumacher.
Senna ficou então pressionado a vencer a terceira prova em Ímola. A voltas de qualificação indicaram logo que esta corrida estava destinada a ser uma das piores de sempre na história da Fórmula 1. Um piloto acabou por falecer vítima de um acidente. No arranque da corrida também se assistiu a um acidente aparatoso que envolveu o português Pedro Lamy.
Senna sempre foi um piloto que gostava de puxar pelos limites do carro e o Williams não estava preparado para isso. Na prova de qualificação Senna mostrava pouco à vontade com o monolugar tendo feito um peão, apesar de conseguir obter o primeiro lugar. E numa das curvas de Ímola o veículo não aguentou o ritmo imposto por Senna, acabando por sair de pista e embater no muro de betão.
Um erro da máquina ou um erro humano?
Ainda hoje não se sabe bem a origem do acidente, mas o excesso de velocidade pode explicar a causa do impacto. Senna encontrava-se na primeira posição da prova seguido de perto pelo Benetton de Schumacher que pressionava o brasileiro. Muito provavelmente Senna terá levado o carro para lá dos limites na tentativa de defender o primeiro lugar e o Williams cedeu.
Falar em que lugar Senna teria acabado a corrida caso não se tivesse despistado é pura expeculação. Mas o Benetton era guiado por um excelente piloto e possuía uma configuração do veículo mais equilibrada desde o início da época. Mais volta, menos volta Schumacher acabaria por tentar ultrapassar o brasileiro. Há teses que defendem a fadiga da mecânica do veículo mas talvez o desastre tenha tido origem num erro de cálculo do brasileiro provocado pela pressão do alemão que seguia imediatamente atrás.
O documentário mostra mesmo que Senna desconfiava do mérito das vitórias alcançadas nas duas primeiras provas pela Benetton. Alegava que o carro da equipa que comandava o campeonato não estaria em conformidade com os regulamentos. O que é certo é que não só a Benetton se veio a revelar uma boa equipa com um bom carro e bom motor, como Schumacher acabou por conquistar o título de pilotos e mais tarde mostrou todo o seu potencial como piloto conquistando inúmeros títulos.
Ou seja Senna era considerado o melhor piloto da altura e talvez isso tenha-o feito subestimar o valor do adversário. Esse terá sido o seu grande erro. Nunca suspeitou das competências da Benetton, e de Flavio Briatore, nem imaginou que estaria na presença de um talentoso piloto com faro para vitórias. Quem sabe se Senna tivesse ponderado esta questão não teria arriscado tanto naquela curva. Nunca quis ficar para segundo, o primeiro dos últimos lugares. E com isso o seu destino acabou por ficar traçado.
O choque no muro de betão foi fatal mas não foi tanto pela violência que Senna faleceu mas antes devido a uma barra do eixo dianteiro que se soltou e projectou contra o capacete, atingindo o crânio do brasileiro.Talvez se o muro estivesse coberto com pneus de borracha a energia do impacto teria sido absorvida e ainda hoje Senna estaria vivo. É provável que sim.
A morte de Senna foi um enorme drama para o mundo da Fórmula 1 mas não foi em vão já que teve um aspecto positivo: a partir dessa corrida as medidas de segurança foram revistas e desde então, até hoje, nunca mais foi registado um acidente mortal.
O Brasil inteiro chorou a morte do seu grande ídolo. Muitos entraram em estado de choque pois o piloto já era encarado como um deus. Apesar de Senna ter levado uma vida de luxo, beneficiando de um alto salário na Fórmula 1, também se preocupou com os mais desfavorecidos criando uma fundação para ajudar crianças no seu país e, por ironia do destino, um dos seus directores é hoje o seu ex-rival de Fórmula 1, Alain Prost. Um filme a não perder que retrata a vida de um dos melhores pilotos de sempre.
Título em português: "O Direito a ganhar - Ayrton Senna" 2004
Título em inglês: "Ayrton Senna - The Right To Win" 2004








Sem comentários: