
A terceira geração do Kia Sorento já se encontra à venda no nosso mercado. Trata-se do SUV de topo da marca coreana que oferece bastante espaço a bordo, materiais de boa qualidade e um bloco a diesel eficaz, neste caso o 2.2L CRDi de 200cv. Como é sabido o design e a qualidade das marcas coreanas tem subido bastante. Kia e Hyundai são as construtoras que mais progrediram na indústria automóvel. O novo Sorento é um bom exemplo disso. Vem bem equipado e o único senão poderá ser o preço mas é preciso ver que este é um veículo de outra divisão. Existem outros modelos mais acessíveis.
Este é um SUV grande para famílias numerosas capaz de levar sete passageiros, ideal para fazer viagens longas em modo confortável. Os materiais e acabamentos do Sorento são bastante bons. O propulsor comporta-se à altura para deslocar um veículo de quase duas toneladas e a transmissão é feita com uma caixa manual de seis relações que oferece tracção às rodas dianteiras. As relações são algo compridas. Compreende-se já que beneficia o consumo, mas prejudica a condução em cidade. Existe uma versão com caixa automática mas que oferece consumos elevados. Uma outra versão de tracção integral com um bloco 2.0 CRDi de 185cv é a mais cara de todas.

Quanto à estética exterior a frente do novo Sorento é uma amálgama de ideias inspiradas noutros modelos. O desenho dos faróis alongados com quebras é claramente assimilado do Ford Fiesta e o remate dos mesmos faróis na moldura cromada da grelha saliente imita os últimos modelos da BMW. Já o tiger nose da grelha é uma ideia original da Kia. Destaque ainda para o grupo óptico inferior com moldura cromada e o padrão em favo de mel na grelha principal. Na lateral todo o envidraçado é emoldurado por perfis cromados dando mais requinte ao Sorento. Também existem baixos relevos na carroçaria mostrando uma faceta mais escultórica.
Os puxadores e um friso inferior também possuem acabamento cromado. Atrás o spoiler aerodinâmico devidamente integrado no design procura dar desportivismo ao Sorento. Tanto à frente como atrás os pára-choques têm protecção inferior em alumínio. As ópticas traseiras de formato horizontal têm um design interior com luzes de stop em forma de dente a fazer lembrar o Volkswagen Golf. As cavas das rodas têm protecção em plástico negro. Os espelhos retrovisores exteriores possuem piscas integrados. Quanto ao interior o espaço é generoso e os materiais são de bom tacto. Os bancos são em pele. O tabelier com layout horizontal, design limpo e jovial procura não parecer demasiado sóbrio. Tem bocas de ventilação e consola central com moldura em metal acetinado. Existe ainda um grupo de botões de controlo abaixo do ecrã táctil. Invulgar são os pedais em alumínio, algo que só se vê em modelos desportivos.

Apesar dos 200cv de potência por baixo do capôt as prestações não são as de um desportivo. É algo pachorrento mas mesmo assim alcança os 100km/h abaixo dos 10s e as recuperações são boas já que a potência máxima está disponível imediatamente às 1.750rpm. O Sorento despacha as subidas mais difíceis sem dificuldade. A condução é estável quer em estrada, não vacilando a ventos laterais, quer em curva. O único senão do Sorento são mesmo os pneumáticos que o equipam também de origem coreana. A ideia é a Kia promover outra marca da casa, no entanto estão longe de oferecerem conforto e qualidade que outras marcas já consagradas garantem. É aconselhável calçar o Sorento com outros sapatos.
Quanto a consumos o ideal será adicionar mais duas unidades ao valor anunciado pela Kia. Quiçá com outros pneus o valor poderá sair beneficiado. O Sorento vem equipado com um sistema automático start/stop. Os maiores consumos verificam-se mais em circuito urbano onde o pára-arranca prejudica a carteira do condutor já que é gasto mais combustível para vencer a inércia dos 1800kg. Como se referiu é um veículo ideal para estrada e grandes trajectos. É possível fazer o percurso Lisboa - Porto sem sentir qualquer cansaço. Agora se pretender adquirir a viatura apenas para viagens curtas em cidade então vai ter dissabores na carteira.

Se o objectivo é circular preferencialmente em cidade então não será a escolha mais acertada. Depois é necessário referir que apesar de ter o aspecto de SUV este não é propriamente um todo-o-terreno puro. Pode aventurar-se por percursos de média dificuldade com a ajuda de vários sistemas de controlo da tracção como o auxílio ao arranque em subida e ainda a travagem progressiva em descidas. É um veículo de dimensões generosas mas existem sensores de estacionamento e ainda uma câmara (opcional) que facilitam as manobras de estacionamento. Quanto a equipamento o Sorento vem bem recheado.
Vem com vários sistemas de segurança como ABS, ESP, controlo de tracção, airbags dianteiros, laterais e de cortina, auxílio ao arranque em subida, auxílio na travagem em descida, sensores de controlo de pressão dos pneus, sistema Isofix e ainda aviso de colocação de cinto de segurança. Trás também vidros eléctricos com possibilidade de serem escurecidos atrás, fecho centralizado com alarme e comando à distância, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eléctricos, volante multifunções em pele, rádio CD/MP3 com bluetooth e USB, banco do condutor com regulação eléctrica, ar condicionado bi-zona, cruise control, computador de bordo, jantes de liga leve de 17'', sensores de luz e chuva, faróis de nevoeiro, luzes diurnas em leds e faróis de xénon.

Pode parecer estranho mas tanto a pintura metalizada como o pacote com sistema de navegação integrado são os únicos opcionais existentes, uma política que confere mais honestidade ao preço anunciado. O Sorento obteve 5 estrelas nos testes de colisão da Euroncap. Para além da já conhecida garantia de sete anos oferecida pela Kia, até final de 2015 o novo Sorento beneficia de um desconto de 5.400€.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2199 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção directa por rampa comum com turbo de geometria variável e intercooler
Potência: 200 cv às 3800 rpm
Binário: 441 Nm às 1750-2750 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4780 mmLargura: 1890 mm
Altura: 1690 mm
Peso: 1821 kg
Mala: 142 L
Depósito: 64 L
Pneus: 235/65 R17
Prestações
Velocidade máxima: 203 km/hAceleração 0-100 km/h: 9,0 s
Consumos
Combinado: 5,7 L/100kmEmissões CO2: 149 g/km
Preço
a partir de 38.987€Prós e contras
+ espaço, conforto, relação preço/equipamento, qualidade
- pneus, preço, relações longas da caixa








Sem comentários: