Porsche 919 Hybrid marca uma nova era no desporto e na indústria automóvel (2015)



O triunfo alcançado pela Porsche nas 24 Horas de Le Mans este ano, com uma dobradinha, reveste-se de bastante importância ao nível da inovação mecânica. Foi um feito inédito já que o Porsche 919 Hybrid usa um pequeno bloco de combustão a gasolina turbinado de apenas 2.0L auxiliado por dois sistemas de recuperação de energia que em conjunto geram uma potência de 1000cv.

O motor foi desenvolvido no Centro de Pesquisa da Porsche, em Weissach e representa um novo paradigma no desporto automóvel com menos emissões e mais economia de consumo. Este propulsor funciona como um laboratório de corrida para uma maior eficiência nos futuros carros de série. O facto de os três veículos da Porsche não terem tido problemas mecânicos durante toda a corrida também é inédito já que a tecnologia híbrida é mais complexa do que os motores simples.

Quando a Toyota e a Audi surgiram com veículos híbridos muitos torceram o nariz. No entanto conseguiram impor as suas regras para um futuro da indústria e do desporto automóvel mais sustentável. A Toyota começou com um propulsor híbrido a gasolina enquanto que a Audi estreou motor híbrido a diesel. No entanto a Porsche foi a única equipa que apresentou o propulsor de combustão mais pequeno de todos os concorrentes, incluindo outras categorias.

O motor de combustão do 919 Hybrid é o mais pequeno de sempre da era moderna a ganhar a prova, o que mostra que a Porsche tem uma filosofia que marca, e sempre marcou, a diferença. Não é a potência do motor que interessa mas a velocidade que se consegue alcançar. Foi pioneira no desenvolvimento da aerodinâmica, ou seja com motores mais "pequenos" que a concorrência era possível bater os adversários explorando a aerodinâmica. Agora o feito foi alcançado explorando a tecnologia híbrida.

Espera-se agora que a Porsche, e o grupo Volkswagen, comecem a utilizar a tecnologia em carros comerciais.

1 comentário:

Anónimo

Porsche 4 ever. Brutal o que conseguiram fazer com um motorzinho 2.0L. Chega aos 340km/h. Toyota e Audi têm blocos 3.4L e 4.0L

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO