
A sexta geração do Polo GTI já está aí. É a versão mais desportiva do utilitário da Volkswagen. Não se distingue muito da versão mais comum. Aliás os modelos desportivos da marca alemã primaram sempre pela discrição. O bloco que equipa o novo pocket rocket é um propulsor de 192cv a gasolina TSI auxiliado por turbo com 1.8L e dupla injecção.
Uma das grandes virtudes do novo Polo, e só constatado ao vivo, são os seus vincos dinâmicos na carroçaria extremamente afiados e rigorosos que existem na linha de cintura lateral e traseira e ainda nas cavas das rodas facetadas e alinhadas com os pneus. A cor branca é a mais indicada para observar esta característica. O preto absorve as linhas.
Quando a luz solar incide sobre o exterior branco realça todas as suas linhas elegantes num jogo de sombras subtil. Algo que também é constactável no audi A1. A versão GTI consegue sublimar ainda mais este efeito na continuidade de linhas observada entre as cavas das rodas e os pára-choques. Em suma a estética do Polo GTI é discreta, equilibrada e nada pretensiosa ao estilo tunning.

Alguns pormenores, como a frente com o tradicional friso vermelho, que se prolonga até ao interior das ópticas, a dupla ponteira de escape cromada atrás e umas bonitas jantes de liga leve dão bom visual ao carro. O Polo é um carro que obteve inúmeros prémios por isso o GTI aproveita tudo o que de bom se fez no modelo. O interior mantém o ADN GTI ou seja estofos em tecido xadrez, pedais em alumínio e volante desportivo multifunções.
É um veículo estável e seguro, bastante mais domesticado do que as primeiras gerações que eram autênticas caixas de fósforos com potência extra. Os sistemas de segurança auxiliam o condutor em diversas situações. Mas mesmo apesar de ser mais seguro, convém ter algum cuidado. O binário está disponível logo às 5.300rpm. A caixa é automática de sete relações DSG do grupo Volkswagen mas pode ser gerida manualmente através de pailhas no volante.

O Polo GTI tem dois modos de condução - normal e desportivo - que são alterados através de um botão na consola central. Quanto a conforto há que referir que o Polo GTI não é feito para as estradas nacionais. A suspensão é algo dura e não absorve as irregularidades do piso. Não é especialmente apto para viagens longas.
Quanto a prestações o bloco é bastante potente. Precisa de apenas 6,7s para atingir os 100km/h e a velocidade de ponta é de 236km/h o que é bastante bom para o carro que é mas convém não abusar. Uma característica interessantes neste carro é o seu roncar agressivo quando se pisa o acelerador.

No que toca a equipamento o Polo GTI vem com vários sistemas de segurança cmo duplo airbag, airbag lateral, ABS, ESP, auxílio ao arranque em subida, diferencial autoblocante, sistema de detecção de fadiga e sensores de controlo da pressão dos pneus.
Dispõe também de fecho centralizado, volante em pelo desportivo multifunções, ar condicionado automático, espelhos retrovisores exteriores eléctricos, ecrã táctil infoteinment com rádio CD/MP3 com entrada USB, bluetooth e navegação, faróis de nevoeiro orientáveis em curva, luzes diurnas em leds, computador de bordo, jantes de liga leve de 17'', sensor de chuva e luminusidade. Em opção existem faróis integrais em leds.


Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1798 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção dupla, directa e indirecta, com turbo e intercooler
Potência: 192 cv às 5400-6200 rpm
Binário: 250 Nm às 1250-5300 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: automática 7 velocidades DSG
Dimensões
Comprimento: 3983 mmLargura: 1682 mm
Altura: 1443 mm
Peso: 1280 kg
Mala: 204 L
Depósito: 45 L
Pneus: 215/40 R17
Prestações
Velocidade máxima: 236 km/hAceleração 0-100 km/h: 6,7 s
Consumos
Combinado: 5,6 L/100kmEmissões CO2: 129 g/km
Preço
a partir de 28.379€Prós e contras
+ segurança geral, condução, roncar do propulsor, prestações, qualidade geral
- suspensão dura








3 comentários:
236km/h faz mais que muitos topos de gama.
Máquina com suspensão algo dura
Pena o preço