Honda Jazz III 1.3 (2015)



A terceira geração do Honda Jazz chega aos stands nacionais em Setembro deste ano. Trata-se de um dos modelos com maior sucesso na marca japonesa. A primeira geração esteve em produção durante dez anos, enquanto que a segunda durou apenas quatro anos. A terceira geração tem uma estética mais dinâmica e próxima do Civic nomeadamente na frente de forma a recuperar quota de mercado perdida nos últimos anos. Quanto a motorizações existirá em Portugal apenas um bloco, o 1.3L a gasolina com 102cv.

No que toca ao design vê-se que as linhas estão mais fluídas, e a ideia base foi fugir à imagem de pequeno monovolume e aproximar-se mais do conceito volumétrico de um hatchback. A frente cola-se claramente ao Civic, o que é uma mais valia. Quanto à traseira está com linhas mais dinâmicas e arrojadas. Destaque para a nova antena em forma de barbatana de tubarão na mesma cor da carroçaria. A plataforma do novo Jazz é a mesma que equipa os novos Civic e HR-V.



Os trunfos deste modelo sempre foram a sua versatilidade, funcionalidade e fiabilidade. Tem uma capacidade e cinco lugares e uma boa bagageira com uma capacidade de 354L. O sistema intitulado Magic Seat System permite rebater os bancos automaticamente de forma a ganhar mais espaço para transportar objectos mais comprimidos. A terceira geração cresceu no comprimento e na distância entre eixos que permite mais espaço a bordo.



Durante a concepção do Jazz a Honda baseou-se no lema "man maximum, machine minimum", ou seja maximizar o espaço para os ocupantes e tentar reduzir o espaço ocupado por peças e componentes. Curioso que os ocupantes dos bancos traseiros têm espaço para as pernas que mete inveja a alguns monovolumes. Quanto à posição do condutor é semelhante à de um monovolume, ou seja alta, o que permie boa visibilidade. O painel do condutor tem um layout mais limpo e conta com um volante multifunções.



A vida a bordo ganha no maior espaço disponível mas também no conforto, proporcionado pela nova suspensão capaz de filtrar os buracos do piso. A condução também está mais precisa com uma direcção mais eficaz. O único motor disponível é o 1.3L VTEC a gasolina, totalmente aspirado com 102cv. Tem uma cilindrada inferior ao anterior 1.4L, beneficiando de uma menor carga fiscal e é mais eficiente e performante. Vem com uma caixa manual de seis relações. É uma pena só existir um único motor disponível para o nosso mercado. Um propulsor a diesel D-TEC seria uma mais valia para a Honda que, certamente, veria as vendas do Jazz subirem em flecha. Existe a possibilidade de surgir mais tarde o Jazz Hybrid que vem com dois propulsores (gasolina e eléctrico) e teve a sua estreia na anterior geração.



O novo Jazz conta com três níveis de equipamento: Trend, Comfort e Elegance. O primeiro trás de série luzes diurnas em leds separadas dos grupos ópticos, ar condicionado, sistema de auxílio ao arranque em subida, sistema activo de mitigação de colisão em cidade até um limite de velocidade, sensores de luz e chuva, sistema start/stop, vidros eléctricos, rádio CD/mp3 com entrada USB e bluetooth.



O nível intermédio Comfort adiciona jantes de liga leve de 15'', sensores de estacionamento, espelhos retrovisores rebatíveis eléctricos, sistema cruise control com leitura de limites de velocidade nos sinais de trânsito, sistema de controlo automático de máximos, sistema infoteinment Honda Connect com ecrã táctil de 7'', entre outros.



Por fim o nível de topo Elegance junta ainda jantes de liga leve de 16'', vidros escurecidos, luzes de nevoeiro, sistema de ignição por botão, câmara traseira para o auxílio ao estacionamento, climatizador bi-zona e alarme com comando à distância.

Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1318 cc, 16 válvulas
Alimentação: injecção directa
Potência: 102 cv às 6000 rpm
Binário: 123 Nm às 5000 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3995 mm
Largura: 1694 mm
Altura: 1550 mm
Mala: 354 L

Prestações
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s

Consumos
Combinado: 5,0 L/100km
Emissões CO2: 116 g/km

Preço
a partir de 17.150€

Prós e contras
+ Estética, espaço e conforto, funcionalidade
- Leque de motorizações disponíveis muito reduzida

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO