Dieselgate: o problema não é o CO2



As recentes leis europeias que penalizaram as emissões de CO2 foram movidas muito por causa da teoria do aquecimento global de Al Gore - ainda cientificamente por provar. Como se chegou à conclusão de que o planeta afinal não estava a aquecer a teoria mudou de nome para alterações climáticas. O resultado foi a criação de uma carga fiscal CO2. Mas a última lei europeia de emissões surgiu para combater os verdadeiros gases nocivos e não o CO2. Durante anos a fio se falou no problema do CO2 e a propaganda dos media sempre associou, erradamente, o CO2 a uma imagem de nuvens de fumo.

O CO2 é essencial no ciclo da natureza

O escândalo da Volkswagen vem mostrar que o foco das emissões poluentes afinal não é o CO2 mas os gases venenosos e as partículas finas que podem provocar cancro, asma, doenças pulmonares ou mesmo a morte de vidas humanas e de outros seres vivos. O CO2 é incolor, não provoca qualquer destas doenças. É essencial para as árvores produzirem oxigénio. É também essencial para a produção de plancton nos oceanos. Portanto sempre foi um erro transformar o CO2 no criminoso da poluição atmosférica.

Existem cidades europeias e asiáticas que se queixam da poluição atmosférica e do smog provocado pelas emissões de gases automóveis. Este efeito de nevoeiro e smog é criado precisamente pelas partículas finas e fumos de escape, principalmente de motores diesel, que se juntam com a humidade atmosférica. O resultado desta poluição são as chuvas ácidas e a diminuição da qualidade do ar que se respira. Para além de dificuldades respiratórias o smog e a poluição atmosférica também causam ardor nos olhos e uma "pressão picante" na boca e nas vias respiratórias.

Quais os gases nocivos?

Os nazis que exterminaram judeus nos campos de concentração começaram por usar lenha para queimar corpos mas ao descobrirem os malefícios dos gases provenientes dos veículos diesel passaram a usar um método mais barato. Com mangueiras ligavam os tubos de escape directamente para o interior dos edifícios onde se encontravam as vítimas. A inalação contínua de monóxido de carbono serviu para matar muitos judeus. Um método mais silencioso e frio de extermínio.

Os veículos actuais continuam a emitir gases nocivos, mas em menores quantidades, no entanto as garagens devem sempre ter detectores de monóxido de carbono. É um gás incolor e nocivo que também pode ter origem em esquentadores. Também o óxido de azoto é nefasto para vida dos seres vivos. Foi precisamente este gás que penalizou a Volkswagen nos testes de emissões nos EUA. Outros gases perigosos emitidos pelos escapes automóveis: enxofre, óxido de nitrogénio, dióxido de enxofre, aldeídos e hidrocarbonetos. Os catalisadores e filtros dos carros modernos servem para reduzir as emissões, no entanto nunca conseguem reduzir na totalidade.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO