Os motores diesel TDI do grupo Volkswagen foram apanhados na teia do escândalo das emissões nos EUA ao falsearem os óxidos de azoto durante os testes de emissões. Mas agora descobriu-se que também existem blocos a gasolina que ludibriam os testes, no entanto neste caso são os dados das emissões de dióxido de carbono. Os motores em questão são os TSI (gasolina com turbo), nomeadamente o 1.4L com uma tecnologia especial que desliga dois cilindros em condições determinadas de condução.
O grupo afirmou que poderão ser 98 mil unidades afectadas. No entanto a coisa não se fica por aqui, já que agora os testes de consumo de combustível estão também em causa. Os proprietários destas viaturas também poderão receber uma carta para efectuarem a reparação gratuita na oficina da marca. Modelos em questão:
VW Polo
VW Golf
VW Passat
Audi A1
Audi A3
Seat Ibiza
Seat León
Skoda Octavia
A VW terá de rever todos os motores recentes e os novos. Entretanto outros modelos mais potentes equipados com o bloco V6 3.0 TDI também foram apanhados na rede. Audi, Porsche e VW são as "vítimas".
Sem comentários: