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Tesla Model X (2016)
O Model X é mais um veículo da marca Tesla, fabricante americano de carros exclusivamente eléctricos. A Tesla é uma marca recente e ainda tem um leque de ofertas reduzido, mas tem vindo paulatinamente a alargar o tipo de veículos. Deu o pontapé de saída com o Roadster. Seguiu-se o sédan de luxo Model S e agora surge o Model X, que é uma mistura de vários conceitos: Crossover, Coupé, Monovolume. A ideia não é nova uma vez que é possível ver este formato em marcas como a BMW. Mas se noutras marcas o aspecto resultou estranho, na Tesla há uma harmonia estética mais conseguida.
Mas este modelo não se resume ao formato. Tem algumas inovações ousadas que o distinguem das outras marcas. Dispõe de sete lugares(!) o que é um feito e um cartão de visita para famílias numerosas. De facto, é um monovolume mas só no espaço interior, uma vez que por fora a silhueta distancia-se claramente da caixa enfadonha que costuma marcar os monovolumes. Também é fácil ver qus as rodas altas e as cavas protegidas com plástico negro o fazem aproximar de um Crossover.
A silhueta do tecto esguio e elegante, e ainda o envidraçado lateral contínuo em formato de folha dão a ideia de Coupé. O resultado final é uma mistura bem conseguida. A Tesla, para além de ser uma marca exclusiva de carros eléctricos, também oferece soluções estéticas inovadoras que são uma mais valia ao romperem com certos conceitos estabelecidos. Por exemplo as portas frontais abrem em modo normal enquanto as portas dos passageiros da retaguarda abrem em modo asa de gaivota. Esta ideia permitiu criar uma solução engenhosa e de belo efeito, ou seja a concentração dos puxadores das duas portas num único elemento horizontal ao centro. É um dois em um. A dissimulação dos dois puxadores num único elemento dá mais ênfase à imagem de um Coupé.
A frente vai buscar as ópticas do Model S e, devido ao facto de ser um veículo mais alto, o pára-choques apresenta-se mais robusto com uma grelha discreta que alberga o logotipo ao centro interrompido em forma de dente. Existe ainda uma grelha inferior junto à protecção da carroçaria. Como este é um veículo eléctrico não há necessidade de criar grandes entradas de ar para arrefecer o motor. Neste tipo de viaturas as entradas de ar são meramente escolhas estéticas ou então funcionam para ventilar o espaço interior ou os travões.
A traseiro é abruptamente recortada como se de um Coupé desportivo se tratasse. O pára-brisas frontal é panorâmico ao prolongar-se para o tejadilho permitindo maior claridade no interior. Tem o inconveniente de no Verão funcionar como efeito de estufa. O Model X tem uma velocidade máxima de 250 Km/h e alcança os 100km/h em apenas 3,2 segundos. Quando o vermelho do semáforo cai é capaz de "meter" no bolso muitos bólides de marcas desportivas conceituadas deixando-os comletamente envergonhados. O Model X tem uma autonomia de 400 km, o que é um bom número para quem anda pouco no percurso casa-trabalho e trabalho-casa.
O Model X conta com uma montra de tecnologia a bordo. Dispõe de sistema de condução automática, sistema de travagem de segurança para mitigar colisões iminentes. Conta com uma coisa nunca antes vista num automóvel: há um botão a bordo que ativa um modo de defesa contra armas biológicas. Parece um conceito saído de um filme de ficção científica, mas é mesmo verdade. É pouco provável que este botão algum dia seja activado mas se houver um ataque com armas biológicas quem circular no Model X consegue ter um ambiente interior tão esterilizado como num hospital, devido à presença de filtros de ar HEPA.
O Model X também está equipado com sensores que detectam a altura do teto da garagem para decidir qual o ângulo de abertura das portas em formato de asa de gaivota. Atrás existe um deflector aerodinâmico que se levanta a partir de uma determinada velocidade para garantir estabilidade do Model X em altas velocidades, um pouco como já fazem, há muito, outras marcas como a Porsche. Desta forma há a certeza que o Model X vai andar sempre "colado" ao asfalto qualquer que seja o estilo de condução.
A Tesla consegue provar que "qualquer tipo de carro pode ser eléctrico". E já o demonstrou com um roadster, um executivo e agora um SUV. Nos EUA o Model X custa 115 mil euros. Vinte mil clientes fizeram o pré-pagamento para serem os primeiros a receberem a viatura mas devido ao facto de o seu lançamento ter sido adiado choveram muitas críticas à marca americana.
Estava previsto as vendas arrancarem em 2013, mas houve a necessidade de efectuar sucessivos adiamentos e só dois anos depois foi possível ver a luz verde na produção.
A velocidade da linha de montagem da Tesla é lenta e estes clientes que efectuaram o pagamento ainda vão ter de esperar algum tempo, mas vai valer a pena. O chefe executivo e criador da Tesla, Elon Musk, justifica este adiamento pelo facto de o Model X ser “o carro mais difícil de construir no mundo”.
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