A quarta geração do Mégane está a chegar. O familiar compacto do segmento C em formato hatchback é um modelo importante para a contabilidade financeira do grupo Renault dado que teve enorme sucesso nas suas três primeiras gerações. A herança é grande. Por isso a Renault aumentou o espaço a bordo do Mégane, recheou-o de equipamento e dotou-o com mais tecnologia para auxiliar o condutor. As imagens que aqui são apresentadas referem-se à versão mais desportiva GT.
A primeira versão do Mégane foi lançada em 1995. Depois de 20 anos o Mégane conta já com 6,5 milhões de unidades vendidas, fazendo dele um porta-estandarte da Renault. Chegou mesmo a liderar as vendas no mercado português. Está disponível nos stands nacionais no final de Janeiro. São evidentes as diferenças estéticas. Como se referiu a Renault aumentou o Mégane para dar mais conforto no espaço interior. Comparativamente com a geração precedente tem mais 64mm de comprimento e mais 47mm e 39mm de largura à frente e atrás. Mas por outro lado a altura foi reduzida em 25mm para tornar o Mégane mais elegante.
Também a distância entre eixos aumentou permitindo que os passageiros desfrutem de mais espaço. No capítulo da estética nota-se na frente a grelha e ópticas que são "emprestadas" do crossover Capture mas com a novidade de incorporarem uma iluminação diurna de leds em forma de C que saem fora do perímetro da óptica e que acompanha a carroçaria dando um efeito 3D. O efeito estético não é consensual. Nas versões mais equipadas é possível optar por ópticas integrais em leds (mínimos e máximos). Em baixo uma grelha horizontal trapezoidal permite mais entrada de ar e nas pontas existem rasgos adicionais de moldura cromada, onde se integram os piscas, que dão um ar mais desportivo ao Mégane.
Na lateral sobressai a moldura inferior cromada do envidraçado e as jantes de 17'' Dark Metal. Atrás a nova linha de faróis (em leds) está mais horizontal e prolonga-se até ao logotipo. Nota-se na parte superior das rodas traseiras que os ombros estão mais musculados. Pena o puxador do portão traseiro continuar a ser feito recorrendo a um baixo relevo executado no pára-choques. Já era altura de a Renault proceder, à imagem de outras marcas, à sua colocação dissimulada no logotipo. A dupla ponteira de escape cromada e o difusor perfilado completam o visual desportivo. Mas não esquecer que esta é a versão desportiva GT. A versão "normal" será mais discreta.
O novo Mégane vai buscar inspiração no modelo de competição Renault Sport RS01. As ópticas frontais em forma de vírgula e os farolins traseiros alongados na horizontal são bastante semelhantes ao modelo de competição.
No interior existem cinco tipos de iluminação ambiente denominada tecnologia Multi-Sense que se adaptam consoante o estilo de condução. Também apenas disponível nas versões mais equipadas. Existe um sistema head-up display que projecta no pára-brisas informação relevante a cores para o condutor não ter de desviar o olhar da estrada. O ecrã táctil a cores TFT de 7'' na consola central permite gerir uma série de funções e eliminar muitos botões. Vem com sistema R-Link (de Renault Link). O Multi-Sense permite personalizar o ambiente em cinco modos de condução: neutro, sport, comfort, personalizado e eco. Uma inovação: o sistema 4Control permite tornar as quatro rodas direccionais.
No capítulo da segurança vem com regulador de velocidade adaptativo (ACC), sistema de travagem de emergência automático (AEBS), sistema de alerta de transposição involuntária de via (LDW), sistema de alerta de distância de segurança (DW), sistema de alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito (OSP com TSR), sistema de aviso de ângulo morto (BSW), sistema de auxílio ao estacionamento com câmara na retaguarda, sistema automático de comutação entre máximos e médios (AHL) e ainda sistema de estacionamento automático mãos-livres (Easy Park Assist). Alguns destes equipamentos variam consoante a versão. A variante carrinha do Mégane - Sport Tourer - chegará no fim do Verão. Quanto a motorizações existem, para já, dois blocos gasolina e dois propulsores a diesel. Chegará também uma versão GT a gasóleo com um bloco dCi de 165cv de duplo turbo e caixa automática de seis velocidades.
Modelos a gasolina
Energy TCe c/ turbo (100cv): cx manual 6v; 175Nm às 1.500rpm; 5,4L/100km; 120g/km; 21.000€GT c/ turbo (205cv): cx aut EDC 7v; 280Nm às 2.000rpm; 6L/100km; 134/km; 31.350€
Modelos a diesel
Energy dCi c/ turbo (90cv): cx manual 6v; 220Nm às 1.750rpm; 3,7L/100km; 95g/km; 23.200€Energy dCi ECO2 c/ turbo (110cv): cx manual 6v; 3,3L/100km; 86g/km; 27.950 equipamento GT Line
Energy dCi c/ turbo (130cv): cx manual 6v; 320Nm 1.750rpm; 29.850€ equipamento GT Line; 30.400€ Bose Edition
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