A terceira geração do Kia cee'd vem mais refinada no que toca à estética e a equipamento. E dispõe agora de uma versão GT Line com 1.6L a gasóleo. De facto a marca coreana tem sido uma das marcas automóveis que mais progrediu, tudo graças ao novo chefe executivo que coordena o design de todos os modelos. O calcanhar de aquiles deste modelo desportivo é mesmo o consumo que se afasta um pouco do valor anunciado pela marca.
Os novos farolins frontais mais esguios e cerrados com luzes diurnas em leds de 4 pontos, a grelha com moldura cromada com a imagem de marca tiger-nose integrada dão mais distinção ao modelo. Na lateral os espelhos retrovisores têm piscas integrados e o envidraçado dispõe de moldura cromada o que dá um certo requinte ao cee'd, fazendo pensar que estamos numa gama alta. Ainda na lateral vemos uma saia existente na parte inferior que destoa do conjunto dando um pouco ar de tuning.
Atrás o pára-choques é rasgado nas pontas com dois baixos relevos em negro com reflectores integrados. A dupla ponteira de escape cromada dão o aspecto desportivo que este modelo merece. Tem uma caixa de velocidades manual de seis relações bem escalonada e de fácil uso. Vem com sistema start/stop automático para poupar no consumo. Os 136cv de potência são mais que suficientes para fazer deslocar o cee'd sem dificuldades.
O arranque é feito sem hesitações e as recuperações são eficazes. Quanto a consumo é difícil obter 3,9L/100km, por isso o mais provável é adicionar mais 2L à conta. O interior é espaçoso e leva cinco passageiros de forma desafogada. A qualidade dos materiais subiu bastante evidenciando um toque macio. Os bancos em tecido e pele são confortáveis e o volante e manípulo das mudanças são também em pelo. Os pedais são em alumínio, um pouco À imagem do que fazem outras marcas.
A Kia oferece um desconto de 5.000€ e inclui muito equipamento como alarme, sensores de luz e chuva, faróis de nevoeiro activados em curva, sensores de pressão dos pneus, sistema de auxílio ao arranque em subida, travão eléctrico, climatizador bi-zona, computador de bordo, três modos de condução (normal, confort e sport), cruise control, ecrã táctil com sistema de navegação integrado, câmara de estacionamento traseira, sensores de estacionamento, rádio CD/mp3 com bluetooth e USB, e muito mais. Em opção existe um tecto panorâmico por 950€. A mala tem uma capacidade de 380L.
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1568 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção directa, com turbo
Potência: 136 cv às 4000 rpm
Binário: 280 Nm às 1500-3000 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 197 km/hAceleração 0-100 km/h: 10,2 s
Consumos
Combinado: 3,9 L/100kmEmissões CO2: 93 g/km
Preço
a partir de 23.782€ com desconto de 5.000€
Sem comentários: