A Porsche apresentou a nova geração do icónico 911. Aparantemente parece tudo na mesma, mas é preciso olhar com mais atenção. As alterações mais profundas são aplicadas nos motores e no novo sistema de infoteinment. Ou seja blocos mais económicos, nova tecnologia e equipamento a bordo e ainda um chassis mais aprimorado são os grandes trunfos. De facto a cada nova geração do 911 que chega pensa-se que não é possível fazer melhor mas a Porsche consegue sempre surpreender e melhorar aquilo que já era, de si, perfeito.
O emblemático modelo desportivo alemão já tem 50 anos de idade e o visual mantém-se intacto e fiel ao original. Na parte frontal há a salientar a introdução de nervuras na carroçaria junto à bagageira. As ópticas dispõem de iluminação diurna que emolduram os farolins, um pouco como faz a Mini, mas com quatro pontos intermédios. A grelha frontal divide-se em três partes com bigodes em forma de asas salientes onde se localizam os piscas. O fundo das ópticas é agora em negro. Na lateral a Porsche introduz uma moldura cromada no envidraçado, uma opção discutível já que o 911 tem mais espírito desportivo que executivo. O espelho retrovisor foi "desmaterializado" apresentando-se em forma de asa de modo a melhorar a aerodinâmica. O formato arredondado não destoa do conjunto.
Atrás as ópticas alongadas e afiadas nas pontas mantêm-se mas o núcleo, mais claro onde estão piscas e marcha-atrás, vem em baixo relevo, uma inspiração no Macan. O deflector aerodinâmico segue a linha de recorte e levanta-se a partir de determinada velocidade para dar mais estabilidade a altas velocidades. A grelha de dissipação de calor do motor traseiro tem perfis verticais ao invés dos tradicionais perfis horizontais. Uma inspiração no clássico Spyder. As grandes novidades residem nas motorizações. A arquitectura dos blocos continua a basear-se no seis cilindros horizontais opostos. Os consumos foram reduzidos em 1L/100km graças a dois turbos (um por cada três cilindros) mas a potência aumentou 20cv.
No que toca a aerodinâmica o chassis foi melhorado graças ao novo Porsche Active Suspension Management (PASM). Os amortecedores permitem agora maior conforto. Os guarda lamas traseiros aumentaram 12,7mm dotando o 911 de ombros mais musculados. Também os pneus atrás são maiores. O 911 Carrera S dispõe de eixo traseiro direccional que melhora o comportamento em curva. No que toca a segurança o 911 Carrera vem com sistema de controlo de velocidade, cruise control adaptativo ACC, assistente de mudança de faixa com aviso de veículos em ângulo morto, sistema de travagem automática para evitar acidentes iminentes e muito mais.
O Porsche Communication Management (PCM) é a grande novidade e trata-se de um sistema infoteinment com ecrã táctil de navegação online integrado. Permite conectar o iPhone ou usar a Porsche Car Connect, um sistema que dá ao utilizador a possibilidade de usar algumas funções através do telemóvel. No interior sobressai o novo volante multifunções de diâmetro mais reduzido, herdado do novo superdesportivo 918 Spyder.
Modelos a gasolina
911 Carrera Coupé (370cv): 450Nm; 4,6s; 295km/h; 8,3L/100km; 190g/km; 117.081€911 Carrera S Coupé (420cv): 500Nm; 4,3s; 308km/h; 8,7L/100km; 199g/km; 117.081€
911 Carrera Cabriolet: 4,8s; 292km/h; 8,5L/100km; 195g/km; 131.298€
911 Carrera S Cabriolet: 4,5s; 306km/h; 8,8L/100km; 202g/km; 147.225€
Com caixa PDK o consumo baixa para 7,4L/100km e 7,7/100km nas versões Coupé e S Coupé.
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