alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Land Rover Defender encerra produção (2016)
O emblemático jeep inglês Land Rover Defender vai ser descontinuado, ao fim de 67 anos seguidos em linha de produção. Foi precisamente no dia 29 de Janeiro que a marca inglesa encerrou o ciclo de produção de um modelo icónico de linhas clássicas rectilíneas simples e farolins redondos tradicionais. Desde que foi lançada a primeira versão que o modelo sofreu pouquíssimas alterações estéticas.
A Land Rover encontra-se sob o domínio da indiana Tata que pretende actualizar os modelos da marca inglesa. Por isso o Defender não vai escapar a esta revisão e irá ser descontinuado, pelo menos por enquanto. O Defender irá "descansar" ou passar à reforma depois de 67 anos em actividade. Tendo em conta que se trata de um ícone reconhecido mundialmente de linhas clássicas puras, tudo indica que no futuro possa surgir um sucessor de linhas retro, mas mais moderno com tecnologia, inovação e motores mais ecológicos.
No entanto alterações profundas poderão descaracterizar o futuro novo Defender, que tem uma forte carga simbólica já que o seu lançamento foi feito a seguir ao fim da II Guerra Mundial. Um aspecto que a Tata pretende alterar é o tempo de produção do Defender. É um modelo que é feito quase na sua totalidade manualmente, tornando-o mais caro do que qualquer modelo moderno. O seu custo de produção é elevado. Para além disso as motorizações do Defender já se encontram obsoletas e não suportam as novas regras ambientais. Este é o modelo que caracteriza bem o espírito da marca e que captou inúmeros adeptos, como é o caso da raínha de Inglaterra.
O Land Rover Defender foi originalmente concebido para ser conduzido em terrenos agrícolas. É um todo-o-terreno puro e duro e, por isso mesmo, um veículo anti-elitista ou seja tanto podia ser vista a ser conduzido por um proprietário de um terreno como pelo próprio funcionário, isto no Reino Unido. Já no caso do nosso território o Defender não é propriamente um veículo barato e o seu preço é pouco amigo da maioria das carteiras portuguesas. No total foram vendidos mais de 2 milhões de unidades.
Existem imagens na internet daquilo que poderá ser o futuro sucessor do "velhinho" Defender. A herança é pesada. Enquanto não surge o novo modelo, quem quiser comprar um Defender "à antiga" ainda vai a tempo sendo certo que ficará com um clássico na garagem.
///
2016,
concept cars,
land rover
Sem comentários: