O novo Toyota RAV4 dispõe agora de uma versão híbrida que associa um propulsor a gasolina a um bloco eléctrico. O conforto, o equipamento e a potência são os trunfos da marca nipónica. Já no que toca ao design o resultado não é consensual. Desde que foi lançada a primeira geração em 1994 o RAV-4 conta já com 6 milhões de vendas em todo o mundo. É um modelo importante para a marca e que segue agora as pisadas dos outros membros da família com uma versão híbrida. No entanto o espírito original da primeira geração, que como o próprio nome indica contava com tracção integral, perde-se um bocado com a disposição de tracção às rodas frontais.
Quem quiser dispôr de um RAV4 com tracção às quatro rodas tem mesmo que optar pela versão híbrida. As versões com motores tradicionais apenas oferecem tracção frontal. No caso do RAV4 híbrido com tracção frontal o bloco a gasolina de 2.5L com 157cv é auxiliado por um bloco eléctrico que debita 145cv. A bateria do motor eléctrico encontra-se sob o banco traseiro. O RAV4 híbrido com tracção integral junta ainda um segundo motor eléctrico no eixo traseiro. A gestão da tracção é feita por um sistema electrónico que distribui, de forma independente, a força necessáriaa em cada eixo. A capacidade de reboque vai até aos 1.650kg.
A potência combinada das versões de tracção integral ou frontal é igual, ou seja 197cv. Potência é coisa que não falta ao novo RAV4 híbrido. As performances também são interessantes. É capaz de atingr os 100km/h em apenas 8,3s. Quanto a consumos a Toyota anuncia um valor de 4,9L/100km. Vem acoplado a uma caixa e-CVT com selector de mudanças Shiftmatic. Existem três modos de condução: EV, em modo 100% eléctrico; ECO quando se pretende a eficiência e SPORT quando se pretende melhores performances. A condução é boa e o conforto a bordo permite fazer viagens longas sem sentir qualquer efeito no corpo dos passageiros.
Para isto contribuem uma suspensão melhorada e a rigidez torcional que aumentou. Os materiais e acabamentos são, na sua generalidade, de boa qualidade. O ecrã táctil infoteinment de 7'' na consola central, com sistema Toyota Touch 2, gere muitas das funcionalidades essenciais necessárias no interior. O painel de bordo do condutor coloca informação relativa ao consumo. Quanto à segurança o novo RAV4 inclui cruise control adaptativo e sistema automático anti-colisão capaz de mitigar acidentes iminentes até uma determinada velocidade.
Tudo isto são pontos que beneficiam o novo RAV4. Mas agora passemos à parte exterior, que parece ser o calcanhar de aquiles deste SUV. Deixou-se a parte pior para o fim. A Toyota refere que a quarta geração do RAV4 foi revista com um facelift dando mais ênfase à aerodinâmica e à robustez, mas é um facto que o desenho do "vestido" não é consensual, principalmente à frente. A sua volumetria, bem como a silhueta, são equilibradas mas a frente parece dispôr de demasiadas grelhas horizontais e o formato de duplo pára-choques em modo de empilhamento não ajuda na imagem. As ópticas traseiras também possuem um desenho demasiado complexo e pouco eficaz que merecia um melhor cuidado.
Versão híbrida
RAV4 Hybrid 4x2 (197cv): 8,3s; 4,9L/100km; 37.500€Prós e contras
+ potência, conforto, condução
- preço, estética não consensual
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