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Mazda 3 III HB, Skyactiv-D 1.5 (2016)
O pequeno hatchback Mazda 3 vai, finalmente, receber um propulsor a diesel. Era o ponto chave que faltava neste modelo da Mazda para o colocar a concorrer directamente com outras marcas no importante segmento C onde figuram pesos pesados da indústria automóvel europeia.
Aliás o Mazda 3 tem um papel importante no número de vendas da marca nipónica e seria "irresponsável" não disponibilizar no mercado uma motorização diesel nesta terceira geração. Até aqui o novo Mazda 3 só vinha com um bloco a gasolina Skyactiv 1.5L com 100cv. Mas agora já será possível adquirir uma versão a diesel com um bloco Skyactiv-D 1.5L de 105cv, 99g/km de emissões de CO2 e um consumo de 3,8L/100km.
A tecnologia continua a ser a mesma, denominada Skyactiv, que beneficia de uma carroçaria em aço de alta resistência com grande elasticidade, permitindo reduzir o peso do veículo, melhorar o consumo, aumentar as performances e a rigidez torcional. No que toca à estética é a mesma apresentada na versão a gasolina com linhas dinâmicas, ópticas semicerradas, grelha frontal tridimensional de moldura cromada em forma de asa e ombros mais largos dando mais robustez ao conjunto. Este novo motor a diesel tem algumas semelhanças com o bloco a gasolina já que ambos usam um turbo de geometria variável e a taxa de compressão é idêntica. De modo a reduzir as vibrações do motor existe um sistema "Natural Sound Smoother" que absorve parte dos ruídos. Também de referir que este motor necessita de menos ar para trabalhar o que permitiu reduzir as emissões de Nox - as tais que andam a causar tantapolémica nos EUA com o escândalo dieselgate.
Tem um torque de 270Nm entre as 1.600 e as 2.500rpm. Trás de série um eficiente sistema automático start-stop e a transmissão faz-se através de uma caixa manual ou automática, ambas de 6 relações. Quanto a performances o novo Mazda 3 a diesel alcança os 100km/h em 11s e a velocidade de ponta é de 185km/h, isto para a transmissão manual. Com caixa automática o consumo é menos eficiente devido ao peso da transmissão.
A mala do Mazda 3 hatchback tem uma capacidade de 364L e apresenta um cockpit minimalista e limpo, fruto da concentração de alguns comandos na consola central. Possui equipamento interessante como por exemplo um sistema head-up display pouco comum no segmento C mas muito útil ou um sistema infoteinment de ecrã táctil de 7''.
No capítulo da segurança o novo Mazda 3 obteve as 5 estrelas no teste de colisão da Euroncap e trás de série sistema ABS, sistema de auxílio ao arranque em subidas, assistente de travagem em descidas, sistema DSC, sistema TSC e sensores de monitorização dos pneus. Pode ser complementado com mais equipamento mas fará encarecer o preço final. O pacote que trás de série já é bastante bom.
Na versão a gasolina existem 3 níveis de equipamento: básico, intermédio e topo de gama. Por seu lado a versão a diesel conta apenas com os níveis de equipamento intermédio e topo de gama. O nível intermédio vem com jantes de liga leve de 16'', retrovisores rebatíveis electricamente, faróis de nevoeiro, cruise control, ar condicionado bi-zona, sistema de travagem automático em cidade, bluetooth com controlo por voz, entre outros.
O nível de topo trás jantes de liga leve de 18'', luzes diurnas e farolins traseiros em Leds, faróis bi-xénon, sensores de luz, óculo traseiro escurecido, bancos dianteiros com aquecimento, câmara e sensores traseiros para auxílio ao estacionamento, sistema audio Bose, entre outros. A diferença de preços de entrada entre a versão a diesel e a versão a gasolina é de 5.734 euros, o que pesa bastante na hora de escolher. Se a Mazda disponibilizasse um nível de entrada básico na versão a diesel a diferença talvez pudesse esbater-se.
Mazda 3 hatchback (gasolina) - Skyactiv 1.5L 100cv: 18.630€
Mazda 3 hatchback (diesel) - Skyactiv-D 1.5L 105cv: 24.364€
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