Fiat Tipo, o regresso de um nome (2016)



A Fiat decidiu ressuscitar o nome Tipo, um hatchback dos anos 90 que tinha a característica de ser pouco fiável, no entanto este novo modelo pouco tem a ver com o anterior, que chegou a ser descontinuado. O regresso do Tipo é feito numa versão hatchback, berlina ou carrinha em modo lowcost, seguindo o conceito de "value for money" um pouco à imagem do que a Citroën já fez com o Elisé e que se revelou uma boa aposta. É um modelo acessível com boa imagem e que, inclusivé, já conquistou o prémio Autobest 2016.

A primeira geração do Tipo foi fabricada entre 1988 e 1995 mas não deixou saudades devido à sua fraca fiabilidade e, talvez por isso, a Fiat tenha decidido "enterrar" o modelo e o nome. Pode-se dizer que esta é a segunda geração do Tipo, com um novo vestimento e num novo segmento para agradar a clientes que querem um veículo funcional e acessível mas sem parecer barato. Mas o que o novo Tipo tem em comum com o antigo Tipo é mesmo só o nome.



Este modelo é fabricado na Turquia e o seu design é elegante de linhas fluídas. As ópticas alongadas de pontas redondas, a fazer lembrar o VW Scirocco, rematam na grelha em forma de língua com uma moldura inferior cromada. Esta grelha é preenchida por tiras horizontais cromadas desalinhadas dando um efeito abstracto interessante. Na parte inferior localiza-se entrada de ar adicional e faróis de nevoeiro transmitindo agressividade à frente. Talvez menos feliz tenha sido o recorte do capôt que termina um pouco recuado em relação à grelha.



Visto na lateral apresenta uma silhueta elegante a fazer lembrar uma berlina topo de gama com ar de coupé. A moldura cromada junto aos vidros dá um ar distinto. A linha de cintura para consegue localizar os puxadores de forma correcta rematando atrás nas ópticas, e os relevos musculadas na base das portas transmitem dinâmica. A traseira mostra-nos um grupo de ópticas de sorriso aberto recortadas pelo portão da bagageira. O difusor em plástico negro é rematado com reflectores discretos. Um friso horizontal cromado alinhado com as ópticas e o logotipo serve de pega ao portão traseiro.



Note-se que o tejadilho apresenta um desenho nervurado dando, também, um certo ar de desportividade ao Tipo. Em suma o novo Tipo tem um desenho feliz que pauta pela sobriedade e elegância, ao estilo dos veículos premium. Talvez um dos trabalhos mais bem conseguidos da Fiat nos últimos tempos. E importante referir ainda que, apesar de o Tipo apresentar um perfil baixo, a visibilidade acaba por não ser comprometida.



O interior é espaçoso e funcional capaz de transportar cinco pessoas de modo confortável. O lugar do condutor também é cómodo onde se encontra facilmente uma boa posição. Os materiais não são o topo de gama mas aparentam boa construção. Se o exterior revela-se sóbrio o mesmo já não se pode dizer do layout do tablier, cujas linhas poderiam ter sido mais simplificadas. É fácil localizar e usar os vários comando mas o seu desenho é algo "ruidoso"... A mala, que tem uma capacidade de 520L, é uma referência na sua classe, no entanto o seu acesso não é fácil por ser demasiado funda.



Fiat Tipo 1.6L Multijet com 120cv

Quanto a motorizações existem três blocos: 1.4L a gasolina com 95cv; 1.3L a diesel Multijet II com 95cv e o 1.6L a diesel Multijet com 120cv. Este último será o bloco mais absorvido pelo nosso mercado. É um propulsor equilibrado capaz de deslocar a viatura sem grande esforço e revela-se ágil nas recuperações. Dispõe do modo de condução City que torna a direcção mais leve, facilitando as manobras de estacionamento. A caixa é manual de 6 relações e quando a consumos a Fiat anuncia um valor de 4,2L/100km, um valor que anda um pouco desfazado da realidade.



Como se trata de um veículo low-cost a Fiat decidiu não colocar um sistema start/stop, pelo que o consumo poderia ser ainda melhorado. Para quem procura um carro acessível é um acessório dispensável. O novo Tipo vem com dois níveis: Easy e Lounge. O primeiro vem com equipamento de segurança essencial enquanto que o nível Lounge, por mais 1.000€, adiciona alguns pequenos luxos como sistema de navegação ou câmara de estacionamento traseira.



Versões a gasolina
Fiat Tipo berlina 1.4L 95cv: 15.300€
Fiat Tipo SW 1.4L 95cv: 17.900€

Versões a diesel
Fiat Tipo berlina 1.3L Multijet II 95cv: 19.700€
Fiat Tipo SW 1.3L Multijet II 95cv: 20.700€
Fiat Tipo berlina 1.6L Multijet II 120cv: 21.300€
Fiat Tipo SW 1.6L Multijet II 120cv: 22.700€

Actualmente estão à venda no mercado as versões berlina e carrinha (SW). Para o Verão é aguardada a chegada da versão hatchback, aquela que se aproxima mais do primeiro Tipo. O desafio de limpar o estigma do primeiro Tipo não será fácil mas pode ser que a Fiat ganhe a aposta.

Mecânica (1.6L Multijet berlina a 120cv)
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598 cc, 16 válvulas
Alimentação: injecção directa por rampa comum
Potência: 120 cv às 3750 rpm
Binário: 320 Nm às 1750 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: Manual 6 velocidades

Dimensões (1.6L Multijet berlina a 120cv)
Comprimento: 4532 mm
Largura: 1842 mm
Altura: 1792 mm
Peso: 1345 kg
Mala: 520 L
Depósito: 45 L

Prestações (1.6L Multijet berlina a 120cv)
Velocidade máxima: 199 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,7 s

Consumos (1.6L Multijet berlina a 120cv)
Combinado: 4,2 L/100km
Emissões CO2: 110 g/km

Preço (1.6L Multijet berlina a 120cv)
a partir de 21.300€

Prós e contras
+ design, espaço, visibilidade, funcionalidade, relação preço/equipamento
-layout do tablier, acesso à bagageira


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