O Peugeot 2008 foi lançado em 2013 e sofreu um ligeiro retoque na imagem, procurando assumir um carácter mais SUV do que Crossover. São os veículos da moda e que mais crescem em termos de quota de mercado em detrimento das carrinhas, que já tiveram o seu auge noutra altura. Mas as diferenças face ao primeiro modelo não são muito significativas. Chega ao mercado nacional em Junho.
A grelha é nova com uma silhueta mais rasgada e o layout interior foi redesenhado com um tracejado vertical devidamente alinhado a convergir para o centro. O logotipo saiu do capôt passando para a grelha e desaparece a língua em baixo relevo também situada no capôt. Fica um look mais limpo e consensual que beneficia a imagem geral. Apesar da volumetria ser idêntica o aspecto final do novo 2008 parece maior. A protecção inferior do pára-choques e a grelha inferior mantêm-se.
Na lateral o 2008 ganha protecções laterais nas cavas das rodas em plástico negro. A silhueta dos farolins frontais é idêntica com a pestana inferior e que inclui luz diurna em led. Atrás nada há a assinalar já que mantêm-se os mesmos farolins com iluminação interna em formato 3D. Os espelhos retrovisores estão ligeiramente mais elegantes. No interior as diferenças não são muitas ou quase nenhumas, o que significa que o trabalho anterior foi bem feito. Na consola central mantém-se o ecrã táctil infoteinment e o painel de informação do condutor apresenta-se idêntico com dois manómetros clássicos. O volante multifunções tem acabamento cromado no raio inferior.
Quanto a motores existem apenas dois blocos: um a gasolina e outro a diesel mas cada um com três potências distintas. O novo 2008 tem como opção a nova caixa automática de seis relações. Em motorizações acima de 100cv é possível escolher o sistema de controlo de tracção electrónico denominado Grip Control, permitindo levar o 2008 para pisos mais agrestes sem dificuldades. Este opcional disponibiliza cinco modos de condução adaptáveis ao tipo de piso: o básico denominado Standard, seguindo-se os modos Neve, Todo-Terreno, Areia e finalmente o ESP Off que agrada aos mais puristas dado que permite desligar o sistema de controlo electrónico de estabilidade bem como o Grip Control.
O novo 2008 tem quatro níveis de equipamento: Access, Active, Allure e GT Line. A gama de topo GT Line é a mais desportiva e vem mais recheada com equipamento como jantes de liga leve de 17'' bicolores com partes pintadas a negro; decorações cromadas nas molduras de faróis de nevoeiro, nos espelhos retrovisores e nas barras do tejadilho; pedais em alumínio; soleiras de porta em inox; costuras interiores a vermelho e ainda iluminação decorativa interior em led vermelho.
É possível conectar o telemóvel e espelhar o menu do smartphone no ecrã táctil infoteinment. No que toca a segurança o novo 2008 vem bem equipado de série mas é possível acrescentar diversos extras como o sistema de travagem automática Active City Brake até 30km/h e ainda um sistema de estacionamento automático Park Assist, útil para os mais preguiçosos.
Modelos a gasolina
1.2 PureTech (82cv): a partir de 16.760€1.2 PureTech (110cv)
1.2 PureTech (130cv)
Modelos a diesel
1.6 BlueHDi (75cv): a partir de 20.170€1.6 BlueHDi (100cv)
1.6 BlueHDi (120cv)
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