Renault Talisman Sport Tourer, uma carrinha ao gosto alemão (2016)



A Renault lançou a gama Talisman que estará disponível em dois formatos: berlina e carrinha, denominada Sport Tourer. O lançamento no mercado nacional está previsto para o primeiro semestre de 2016. É um modelo global do segmento D, destinado a vários mercados, e é baseado na versão asiática produzida na China e na Coreia. Mas para o mercado europeu foi revisto e melhorado no que toca aos detalhes. Os concorrentes directos são Volkswagen Passat, Ford Mondeo, Opel Insignia e Mazda 6.

As suas linhas minimalistas e limpas e o perfil clássico e esguio colocam a Talisman Sport Tourer ao nível das carrinhas topo de gama alemãs. Tal como o novo Espace, a Talisman é produzida na Europa na região de Calais. A frente e a traseira são decalques do novo Mágane. As ópticas em forma de vírgula à frente e uma tira horizontal vermelha atrás são replicados neste modelo.

No entanto os pormenores cromados são mais evidentes na Talisman como é o caso da moldura inferior da grelha frontal ou os próprios frisos horizontais e ainda moldura junto aos faróis de nevoeiro, a moldura dos envidraçados laterais, as barras superiores em alumínio e ainda um pormenor decorativo lateral alinhado com os puxadores das portas, junto às cavas das rodas frontais.



A Talisman Sport Tourer possui linhas sóbrias e mergulhantes com ligeira musculatura na lateral junto à base das portas e ombros mais altos nas rodas traseiras com ligeira elevação do envidraçado. A frente adquire o ADN do novo Mégane mas a grelha e o logotipo são maiores dando mais expressão à carrinha. A ideia foi fundir a grelha com as ópticas num elemento único misturando os frisos cromados com os elementos reflectores dos farolins.

A opção de acrescentar um apêndice no layout das ópticas frontais para integrar iluminação diurna em leds, em formato de vírgula, é uma ideia que esteticamente não é consensual e pode revelar-se problemático nos casos em que seja necessário a reparação do pára-choques. O seu design complexo coloca questões de funcionalidade de montagem. No novo Espace esta questão não se coloca uma vez que as ópticas são de desenho mais simples.

Na traseira o desenho é efectuado com uma tira horizontal que se estende até às ópticas. É um formato feliz e constitui já uma imagem de marca tanto do novo Mégane como da Talisman quando visto ao longe e o pedal do travão está accionado. As jantes de liga leve bi-color têm um design também mais sóbrio do que as gerações anteriores da Renault.



A nova Talisman Sport Tourer tem 4,86m de comprimento, 1,87m de largura e 1,46m de altura. Comparativamente com a versão berlina apenas há a registar um ligeiro ganho de habitabilidade de 25 litros em espaços de arrumação. Possui um chassis novo que é controlado pelo sistema 4Control com amortecimento pilotado através da tecnologia Multi-Sense. A bagageira tem uma capacidade de 572L, extensíveis até 1700L em caso de rebatimento dos bancos.

O sistema modular Easy Break permite rebater os bancos traseiros a partir do porta-bagagens, accionando facilmente dois manípulos. A abertura do porta-bagagens pode ser feita com uma simples passagem do pé sob o pára-choques traseiro, útil para quem tem as mãos ocupadas com carga e o acesso à mesma é fácil e ergonómico sem necessitar de grande ginástica.

A nova Talisman tem algumas mordomias que são visíveis apenas em alguns segmentos superiores. Por exemplo os bancos dianteiros, que são ventilados e dispõem de dezenas de ajustes possíveis, têm função de massagem. O layout do tabelier também se apresenta mais clássico e limpo do que a anterior geração do Renault Mégane. Na consola central existe um ecrã touchscreen multimédia R-Link2 e existe a opção de escolher o sistema de som surround da BOSE difundido através de doze altifalantes e de um subwoofer.



No capítulo da segurança existe uma ampla variedade de equipamento de ajudas à condução como o regulador de velocidade com controlo da distância (ACC), sistema de travagem activa de emergência até uma certa velocidade (AEBS), sistema de alerta de transposição involuntária de via (LDW), sistema de alerta de distância de segurança (SDW), sistema de alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (TSR/OSP) ou ainda o sistema de aviso de ângulo morto (BSW).

Para as manobras existem sistemas de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral e ainda ajuda ao estacionamento em modo mãos livres feita através de múltiplas câmaras e sensores integrados na carroçaria. A comutação entre faróis máximos e médios pode ser feita sem intervenção do condutor e o travão de estacionamento é automático. Dispõe de sistema head-up display que projecta no pára-brisas frontal toda a informação útil para uma condução tranquila sem necessidade de desviar os olhos da estrada.

Uma novidade da Talisman é o sistema Multi-Sense que torna as 4 rodas direccionais e o amortecimento pilotado. Existem 5 modos de condução disponíveis: Conforto, Sport, Neutro, Eco e o modo "personalizável" totalmente configurável. Todos eles alteram a tonalidade da iluminação interior e o som do motor. Ou seja em modo Sport é possível ouvir um roncar mais agressivo do motor.



A nova Talisman possui um chassis totalmente novo com um centro de gravidade baixo e uma posição de condução mais próxima da estrada, permitindo retirar maior estabilidade e prazer de condução. Quanto a motorizações existem três blocos a diesel e dois propulsores a gasolina respeitando as normas Euro6.

Modelos a diesel
Energy dCi (110cv) 1 turbo, cxM 6v ou cxA 6v
Energy dCi (130cv) 1 turbo, cxM 6v ou cxA 6v
Energy dCi (160cv) 2 turbos, cxA 6v

Modelos a gasolina
Energy TCe (150cv) 1 turbo, cxA 7v
Energy TCe (200cv) 1 turbo, cxA 7v

Prós e contras
+ estética geral, funcionalidade e conforto, equipamento e tecnologia
- design complexo das ópticas frontais não consensual

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