BMW 2002 Hommage concept, um tributo ao clássico BMW 2002 (2016)



A BMW mostrou o 2002 Hommage concept, um modelo revivalista que homenageia o icónico modelo clássico BMW 2002 Turbo que comemora 50 anos de existência. Trata-se de um modelo de linhas ousadas e experimentais que invocam uma lenda da marca alemã. Um pouco à semelhança do que já fizeram outras marcas como a Fiat com o 500 ou a Volkswagen com o Beetle.

Mas neste caso é diferente já que a BMW foi mais longe e não fez uma mera interpretação contemporânea do clássico. Pode-se ver aqui e ali algumas reminiscências estéticas mas o modelo tem uma entidade diferente do primeiro 2002.
É também um exercício estético que, quiçá, procura a opinião do público e desvendar linhas capazes de incorporarem futuros modelos da marca alemã.



O BMW 2002 Turbo é um modelo bastante importante na história da marca alemã. Foi um coupé compacto que tinha a inovação de dispôr de um bloco a gasolina auxiliado por um turbo, daí a designação 2002 Turbo, e que ajudou a marca a tornar-se naquilo que hoje é, ou seja, pioneira nas motorizações. Foi mesmo o primeiro modelo produzido em série na Europa com a tecnologia turbo, há precisamente 50 anos, daí a sua imagem de vanguarda.

O 2002 Hommage concept é uma magnífica forma de prestar a devida homenagem a um modelo a quem a BMW deve muito, mas é mais do que isso. Karim Habib, coordenador de design dos automóveis da BMW, refere que o novo concept incorpora em simultâneo o passado e o futuro da BMW. O prazer de condução mantêm-se inalterado e refinado neste concept. O novo modelo apresenta, claramente, um design mais dinâmico e agressivo com uma silhueta desportiva a fazer lembrar o Série 1 Coupé.



O novo 2002 tem algumas parecenças com o modelo clássico. Por exemplo a sua frente com nariz de tubarão, a grelha em forma boca horizontal recuada formando um sensual jogo de sombras, o spoiler inferior no pára-choques frontal, o aileron traseiro, a localização do logotipo na traseira ou a linha de cintura que percorre toda a carroçaria em material carbono, em vez do cromado. Mas também é possível ver alguns pormenores inovadores como o puxador das portas dissimulado num baixo relevo executado na carroçaria, que apresenta linhas bastante esculpidas e musculadas.

Os apoios aerodinâmicos à frente e atrás permitem aumentar o downforce, fazendo com que o 2002 Hommage concept circule bem colado ao asfalto dando bastante estabilidade e prazer de condução a altas velocidades. A cor de pintura da carroçaria é feita num azul claro Space Race Metal a imitar metal líquido com partes a brilhante e outras em mate. Consoante o ângulo de incidência solar o tom da cor pode alternar entre o azul e o cinza. As rodas calçam umas avantajadas jantes de liga leve bi-color com 20'' feitas através da sobreposição de dois layers de cinco raios.



É possível ver pormenores em dourado nos reflectores das ópticas frontais, a invocar as ópticas amarelas dos carros desportivos da altura, e ainda nas pastilhas dos travões dando um ar vintage. Tem várias decorações na carroçaria com a designação M a vermelho e azul. Tal como o primeiro 2002 dispõe de ópticas frontais únicas em cada lado. Nesta altura a BMW ainda não usava o característico duplo olho que hoje predomina nos modelos da marca. Os piscas são separados das ópticas e localizados junto à linha de cintura, tal como o modelo original.

Hoje a tecnologia turbo está vulgarizada mas a BMW fez questão de colocar o lettring "turbo" em cromado na grelha frontal para homenagear o primeiro modelo. O spoiler inferior tem um decalque com a designação "turbo" mas espelhado, a imitar o modelo original, para ser lido para quem segue a circular à frente do 2002 Hommage concept ao olhar para o espelho retrovisor. Destaque para o desenho inovador dos espelhos retrovisores com duplo braço.



Atrás o modelo clássico dispunha de um puxador do portão traseiro ao centro e, como na altura ainda não existiam puxadores dissimulados, o logotipo surge localizado no lado direito da matrícula. No 2002 Hommage concept a BMW fez questão de manter o logotipo descentrado mas o puxador é escondido no baixo relevo da carroçaria junto à iluminação da matrícula. As ópticas traseiras do novo concept apresentam um aspecto opaco fumado que se diluem com a linha de cintura de carbono preto e só é possível ver o layout das luzes quando são acesas.

O difusor traseiro a negro com dupla ponteira de escape cromada completa o visual deste novo modelo. Em suma uma interpretação do clássico 2002 mas com ar mais agressivo e dinâmico que pisca o olho aos futuros modelos da marca. Quanto ao motor que equipa este concept deverá ser o 3.0 TwinTurbo, o mesmo que equipa o M2 e debita 370cv com um torque de 465 Nm.



Veja o vídeo do novo BMW 2002 Hommage:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO