alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
BMW 2002 Hommage concept, um tributo ao clássico BMW 2002 (2016)
A BMW mostrou o 2002 Hommage concept, um modelo revivalista que homenageia o icónico modelo clássico BMW 2002 Turbo que comemora 50 anos de existência. Trata-se de um modelo de linhas ousadas e experimentais que invocam uma lenda da marca alemã. Um pouco à semelhança do que já fizeram outras marcas como a Fiat com o 500 ou a Volkswagen com o Beetle.
Mas neste caso é diferente já que a BMW foi mais longe e não fez uma mera interpretação contemporânea do clássico. Pode-se ver aqui e ali algumas reminiscências estéticas mas o modelo tem uma entidade diferente do primeiro 2002.
É também um exercício estético que, quiçá, procura a opinião do público e desvendar linhas capazes de incorporarem futuros modelos da marca alemã.
O BMW 2002 Turbo é um modelo bastante importante na história da marca alemã. Foi um coupé compacto que tinha a inovação de dispôr de um bloco a gasolina auxiliado por um turbo, daí a designação 2002 Turbo, e que ajudou a marca a tornar-se naquilo que hoje é, ou seja, pioneira nas motorizações. Foi mesmo o primeiro modelo produzido em série na Europa com a tecnologia turbo, há precisamente 50 anos, daí a sua imagem de vanguarda.
O 2002 Hommage concept é uma magnífica forma de prestar a devida homenagem a um modelo a quem a BMW deve muito, mas é mais do que isso. Karim Habib, coordenador de design dos automóveis da BMW, refere que o novo concept incorpora em simultâneo o passado e o futuro da BMW. O prazer de condução mantêm-se inalterado e refinado neste concept. O novo modelo apresenta, claramente, um design mais dinâmico e agressivo com uma silhueta desportiva a fazer lembrar o Série 1 Coupé.
O novo 2002 tem algumas parecenças com o modelo clássico. Por exemplo a sua frente com nariz de tubarão, a grelha em forma boca horizontal recuada formando um sensual jogo de sombras, o spoiler inferior no pára-choques frontal, o aileron traseiro, a localização do logotipo na traseira ou a linha de cintura que percorre toda a carroçaria em material carbono, em vez do cromado. Mas também é possível ver alguns pormenores inovadores como o puxador das portas dissimulado num baixo relevo executado na carroçaria, que apresenta linhas bastante esculpidas e musculadas.
Os apoios aerodinâmicos à frente e atrás permitem aumentar o downforce, fazendo com que o 2002 Hommage concept circule bem colado ao asfalto dando bastante estabilidade e prazer de condução a altas velocidades. A cor de pintura da carroçaria é feita num azul claro Space Race Metal a imitar metal líquido com partes a brilhante e outras em mate. Consoante o ângulo de incidência solar o tom da cor pode alternar entre o azul e o cinza. As rodas calçam umas avantajadas jantes de liga leve bi-color com 20'' feitas através da sobreposição de dois layers de cinco raios.
É possível ver pormenores em dourado nos reflectores das ópticas frontais, a invocar as ópticas amarelas dos carros desportivos da altura, e ainda nas pastilhas dos travões dando um ar vintage. Tem várias decorações na carroçaria com a designação M a vermelho e azul. Tal como o primeiro 2002 dispõe de ópticas frontais únicas em cada lado. Nesta altura a BMW ainda não usava o característico duplo olho que hoje predomina nos modelos da marca. Os piscas são separados das ópticas e localizados junto à linha de cintura, tal como o modelo original.
Hoje a tecnologia turbo está vulgarizada mas a BMW fez questão de colocar o lettring "turbo" em cromado na grelha frontal para homenagear o primeiro modelo. O spoiler inferior tem um decalque com a designação "turbo" mas espelhado, a imitar o modelo original, para ser lido para quem segue a circular à frente do 2002 Hommage concept ao olhar para o espelho retrovisor. Destaque para o desenho inovador dos espelhos retrovisores com duplo braço.
Atrás o modelo clássico dispunha de um puxador do portão traseiro ao centro e, como na altura ainda não existiam puxadores dissimulados, o logotipo surge localizado no lado direito da matrícula. No 2002 Hommage concept a BMW fez questão de manter o logotipo descentrado mas o puxador é escondido no baixo relevo da carroçaria junto à iluminação da matrícula. As ópticas traseiras do novo concept apresentam um aspecto opaco fumado que se diluem com a linha de cintura de carbono preto e só é possível ver o layout das luzes quando são acesas.
O difusor traseiro a negro com dupla ponteira de escape cromada completa o visual deste novo modelo. Em suma uma interpretação do clássico 2002 mas com ar mais agressivo e dinâmico que pisca o olho aos futuros modelos da marca. Quanto ao motor que equipa este concept deverá ser o 3.0 TwinTurbo, o mesmo que equipa o M2 e debita 370cv com um torque de 465 Nm.
Veja o vídeo do novo BMW 2002 Hommage:
///
2016,
bmw,
clássicos e histórias,
concept cars
Sem comentários: