A Alfa Romeo iniciou, desde há uns anos para cá, um processo de renovação de toda a gama de modelos com um design inspirado nos clássicos e as designações deixaram de ser números passando a adoptar nomes tal como a marca italiana fazia antigamente, seguindo a tradição dos nomes femininos. Foi uma forma encontrada de limpar da memória uma fase menos boa da história da marca com um regresso às origens.
O primeiro modelo desta nova fase foi o compacto Mito, seguindo-se o pequeno familiar Giulietta, que recuperou uma designação antiga. Agora é a vez de outro ressurgimento: a designação Giulia, desta vez na pele de um sédan executivo para se intrometer no segmento D das berlinas de luxo alemãs. Estará no nosso mercado em Junho. Aos poucos a Alfa Romeo vai renascendo das cinzas alargando o leque de ofertas.
De facto só mesmo a Alfa Romeo para dar designações de nomes femininos aos seus modelos. No entanto no caso deste Giulia é preciso ter em atenção que o facto de ter nome feminino pode ser um engano uma vez que debaixo do capôt pode esconder-se o motor mais potente de sempre da Alfa Romeo, isto se falarmos do bloco a gasolina de 510cv. É de facto uma Giulia com alma e pele de lobo. Para além do potente motor a gasolina existem mais dois blocos a diesel com 150cv e 180cv.
Apesar de a Alfa Romeo ter vindo ultimamente a beber inspiração em modelos mais antigos, o design deste novo Giulia vai buscar inspiração a modelos mais recentes visíveis nas ópticas semicerradas alongadas. O nariz em forma de triângulo com moldura inferior cromada mantém a tradição da marca, tal como a colocação assimétrica da matrículo do lado direito. Este modelo pretende ser o topo de gama da Alfa Romeo num plano mais global para relançar a marca noutros mercados.
Como se referiu existem dois blocos a diesel de 2.2L com 150cv e 180cv, sendo o primeiro o preferido do mercado nacional. O preço começa nos 41.400€. O Giulia a gasolina vem com um motor de 2.9L V6 biturbo com 510cv e a designação Quadrifoglio Verde, no entanto só estará acessível às carteiras mais abonadas já que apresenta um preço proibitivo de 96.000€. Este superdesportivo alcança os 100km/h em apenas 3,7s e uma velocidadede ponta de 307km/h o que faz do Giulia Quadrifoglio Verde o Alfa Romeo mais potente de sempre capaz de superar rivais alemães como o BMW M3 ou o Mercedes Classe C AMG 63S.
Todas as motorizações estão acopladas a uma caixa manual de seis relações e tracção traseira, no entanto nos blocos a diesel é possível optar por uma eficiente e confortável caixa automática de oito velocidades. O novo Giulia trás outro trunfo que são os consumos. Nas versões a diesel a marca italiana anuncia um valor de 4,2L/100km enquanto que na versão mais potente o valor é de 8,5L/100km. Para conseguir atingir estes valores a Alfa Romeo apostou em materiais ultraleves como motores em alumínio e vários elementos em fibra de carbono.
O novo Giulia foi elaborado numa plataforma inovadora composta por duas camadas de aço e uma intermédia de borracha destinada a absorver as vibrações. Já a versão mais potente Quadrifoglio Verde foi buscar muita tecnologia à irmã Ferrari. Por exemplo a frente apresenta um difusor móvel que se baixa automaticamente em alta velocidade para garantir estabilidade e manter o veículo bem firme no asfalto.
O novo Giulia também prima pelo conforto na condução e dos ocupantes graças à nova suspensão activa Alfalink. Tem 4,64m de comprimento, 1,86m de largura e 1,46m de altura o que constitui um perfil elegante de coupé. Mas apesar de ser um veículo comprido e pesado, o seu centro de gravidade é excelente e aliando ao facto de ter tracção traseira a condução torna-se divertida e dinâmica em estradas cheias de curvas e contracurvas. Tem três modos de condução: Dynamic, Natural e Advanced Efficiency. O modo Race é só está disponível para o Quadrifoglio Verde.
No capítulo da segurança destaque para o sistema auxiliar de travagem denominado Integrated Brake System permitindo imobilizar a viatura em 38,5m dos 100 aos 0km/h no caso das viaturas a diesel e em apenas 32m para a versão mais potente. O interior do novo Giulia é espaçoso e é capaz de levar cinco ocupantes. Os materiais são bons ao tacto e estão ao nível premium e alguns pormenores de design são clássicos. Existem três níveis de equipamento com a mesma designação do veículo: Giulia para a gama de entrada de 150cv, Giulia Super para o nível intermédio de 180cv e ainda Quadrifoglio para o modelo mais potente. Não é difícil de escolher portanto.
Na versão de entrada de 150cv o equipamento começa com jantes de liga leve de 16'', sistema de aviso de faixa de rodagem, sistema de detecção de peões, sistema de travagem automática, sensores de estacionamento, ar condicionado bi-zona, sistema de ecrã táctil infoteinment e muito mais. Subindo para o nível intermédio as jantes são de 17'', os estofos vêm em pele e tecido e é possível personalizar alguns acabamentos. Finalmente o nível de topo acrescenta aileron traseiro, difusor dianteiro dinâmico, faróis xénon, travões mais potentes, chassis com controlo de gestão electrónica e muito mais. O novo Giulia coloca a Alfa Romeo num lugar que esteve arredado durante muitos anos.
Modelos a diesel
2.2L (150cv): 8,4s; 220km/h; 4,2L/100km; 109g/km; 41.400€2.2L (180cv): 7,2s; 230km/h; 4,2L/100km; 109g/km; 44.400€
Modelos a gasolina
2.9L (510cv): 3,7s; 307km/h; 8,5L/100km; 198g/km; 96.000€
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