Kia Sportage IV 1.7 CRDi, o SUV coreano de estilo europeu (2016)



O Kia Sportage é um SUV que surgiu há 20 anos e continua a mostrar vitalidade. A quarta geração surge ainda mais rejuvenescida e ao gosto do mercado europeu, um dos alvos principais. A versão a diesel será, certamente, a preferida do mercado nacional com o bloco de 1.7L CRDi. É mais um passo em frente da marca coreana que continua a evoluir no design e na qualidade.

Quando Peter Schreyer chegou à Kia começou a revolucionar o desenho dos carros coreanos que, até aí, eram algo amorfos e obsoletos. A aposta em traços europeus com raízes asiáticas foi ganha e o sucesso foi tal que Schreyer passou de designer a chefe coordenador de todos os modelos da marca. O designer começou por notabilizar-se quando estava na Audi ao projectar o A3. O primeiro carro desenhado por Schreyer na Kia foi precisamente o cee'd que rompeu com o cinzentismo dominante da marca coreana.

A quarta geração do novo Sportage é produzido na Eslováquia e tem merecido a atenção do mercado europeu. Juntamente com a anterior geração é já o modelo mais vendido da Kia na Europa durante o primeiro trimestre de 2016, o que mostra a tendência de sucesso dos SUV neste mercado. O conforto, a qualidade, o espaço e a garantia imbatível de sete anos são trunfos importantes do novo Sportage. O modelo de acesso é o 1.6L a gasolina, adquirível a partir de 28.640€. A diesel a gama arranca no 1.7L CRDi de 116cv a partir de 31.141€.



No capítulo do design nota-se uma evolução positiva com a carroçaria mais desportiva e musculada. A frente caracteriza-se pela nova grelha desportiva com moldura cromada em formato tiger nose desligada das ópticas. É complementada por entradas de ar adicionais junto ao difusor inferior e na lateral onde se localizam os faróis de nevoeiro ou luzes diurnas em leds. As ópticas são rasgadas em formato semi-cerrado que incluem três "olhos" em cada farolim - piscas, mínimos e médios/máximos.

De referir que o desenho de ópticas rasgadas em superfícies horizontais, como é o caso do novo Sportage e muito em voga na indústria automóvel, compromete a durabilidade do vidro acrílico que tende a ficar queimado com a exposição mais directa à radiação solar. Na lateral a linha de cintura torna-se mais mergulhante e a base das portas mais vincada com alto relevo a prolongar-se até às cavas das rodas que são protegidas com plástico negro. O retrovisor exterior, com pisca integrado, está mais discreto e equilibrado. Alguns pormenores em cromado dão um toque de charme ao novo Sportage como a moldura do envidraçado lateral, a protecção inferior das portas e ainda as barras no tejadilho.



Atrás sobressai o aileron aerodinâmico, a antena em formato de barbatana de tubarão e as ópticas alongadas de pontas afiadas com layout interno 3D unidas através de uma faixa horizontal cromada. O puxador do porta-bagagens é feito através de um baixo relevo discreto executado na carroçaria. No geral o design exterior do novo Sportage consegue ser arrojado e dinâmico sem parecer bizarro. No entanto não se tratou de mera cosmética uma vez que o coeficiente de resistência ao ar foi melhorado.

O novo Sportage é um SUV compacto com algumas características de veículo familiar uma vez que viu melhorado o espaço interior em relação à geração anterior. Tal feito deve-se a um aumento do comprimento em 40cm e a um acréscimo de distância entre eixos de 30cm. Para além disso a visibilidade também foi aperfeiçoada diminuindo a sensação de claustrofobia. Tem capacidade para levar quatro pessoas de modo confortável. A bagageira é de fácil acesso e tem uma capacidade de 503L, o que constitui uma referência no seu segmento e inclui ainda pneu suplente. A melhor posição de condução é fácil de encontrar não exigindo muito esforço ao condutor.



O interior apresenta materiais de boa qualidade com montagem cuidada e acabamentos com foco nos detalhes. A insonorização interior é boa e consegue filtrar os ruídos exteriores graças a uma suspensão mais competente. O tabelier é bastante simples e foi segmentado em dois níveis. Na parte superior encontram-se painel do condutor e as informações mais básicos reunidas num ecrã táctil de 7'' conectável à internet e com bluetooth. Os ventiladores centrais foram devidamente integrados no ecrã multimédia de forma a reduzir o layout ao mínimo. Na parte inferior pode-se controlar todas as funções da viatura na consola central que apresenta fundo em negro lacado a contrastar com o restante tabelier.

Quanto ao propulsor 1.7L CRDi de 116cv parece saber a pouco. Cumpre o seu papel em recuperações mas sem deslumbrar. Apesar de ser um SUV é em cidade que se mostra mais afoito e não fora do asfalto. De facto para uma cilindrada superior a 1.6L, que penaliza a carga fiscal, exigia-se mais potência. Existem marcas que conseguem extrair mais potência em menores cilindradas. E o consumo também fica aquém do divulgado pela Kia. Será de esperar adicionar mais duas unidades ao valor anunciado de 4,6L/100km. O motor a diesel vem acoplado a uma caixa manual de seis relações.



No campo da segurança existem múltiplos auxílios à condução como o sistema de aviso de saída involuntária da faixa de rodagem, o sistema de comutação automática de máximos ou ainda o sistema de travagem automática de mitigação de acidentes até uma determinada velocidade. É preciso ter em atenção que alguns extras como tecto panorâmico ou estofos em pelo podem fazer disparar o preço.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1685 cc, 16 válvulas
Alimentação: injecção directa por rampa comum, turbo geometria variável
Potência: 116 cv às 4000 rpm
Binário: 280 Nm às 1250-2750 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: Manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4480 mm
Largura: 1855 mm
Altura: 1635 mm
Peso: 1425 kg
Mala: 503 L
Depósito: 62 L

Prestações
Velocidade máxima: 176 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,5 s

Consumos
Combinado: 4,6 L/100km
Emissões CO2: 119 g/km

Preço
a partir de 34.141€

Prós e contras
+ design, conforto, tempo de garantia, qualidade, equipamento
- prestações fora de cidade, consumo, relação potência/cilindrada

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