
A Autoeuropa, sucursal portuguesa da Volkswagen, vai reduzir a produção a partir de Setembro deste ano em cerca 19% e passa a haver apenas um turno em laboração. A quebra de encomendas nos mercados internacionais como a China e Europa explicam esta tomada de decisão. No primeito trimestre os lucros da Volkswagen diminuíram drasticamente comparativamente com o mesmo período homólogo.
"Esta medida possibilita também a gestão individual do tempo de trabalho e a continuação dos programas de qualificação e de mobilidade internacional em outras fábricas do grupo Volkswagen", refere o comunidade da fábrica nacional. O acordo salvaguarda o interesse dos trabalhadores num curto prazo mas resta saber se esta situação é transitória ou se é uma nova tendência do mercado. O impacto do escândalo das emissões pode estar a pesar no número de novas encomendas da marca alemã.
A chegada de um novo modelo mais global poderia tornar a Autoeuropa uma fábrica de produtos de grande consumo em vez de se reduzir a produtos de nicho de mercado.
Sem comentários: