Nissan Juke Nismo RS, a versão mais potente do pequeno SUV (2016)



Nismo, que advém do acrónimo Nissan Motorsport, é a designação de uma categoria de veículos mais potentes e de competição criada pela marca japonesa. Coube agora ao Juke, um SUV urbano da moda, receber uma versão Nismo. O novo Juke Nismo RS tem como cartão de visita uma potência de 218cv e um visual mais agressivo. No entanto não difere muito da versão normal. O preço, apesar de não ser considerado apelativo, tem correspondência com a potência e o equipamento disponibilizados.

Depois do Qashqai o Juke é um novo caso de sucesso da Nissan. Foi lançado em 2011, ou seja há cinco anos, e continua apelativo sem qualquer actualização relevante verificada até hoje o que demonstra a solidez das suas linhas. Inicialmente o seu design pareceu algo estranho mas foi sendo assimilado naturalmente. Possui um look de SUV robusto mas o seu habitat natural é a cidade. Com esta versão o Juke vai passar a gostar ainda mais do asfalto. O visual mais agressivo nota-se logo na grelha frontal mais expressiva com novas entradas de ar na lateral, onde se localiza iluminação diurnas em Leds.



As cavas das rodas possuem protecção com pintura na mesma cor da carroçaria. As proeminentes jantes de liga leve de 18'' têm acabamento em negro, um estilo muito na moda em carros desportivos e que dá jeito por se "sujarem" menos com a poluição. O escape tem ponteira em negro. Possui alguns elementos decorativos na cor vermelha tanto no exterior como no interior como por exemplo os espelhos retrovisores, as pinças dos travões, um friso na grelha frontal ou a costura dos estofos.

É nas altas performances que o Juke Nismo RS evidencia todas as suas potencialidades, mas não se pense que é um veículo só para o divertimento. Ao contrário de alguns modelos desportivos, pode ser facilmente usado no dia-a-dia. É capaz de mudar com facilidade da alma de lobo para a alma de cordeiro. Ou seja não se sente o nervosismo do motor em baixas rotações o que é positivo para o carácter polivalente do Juke Nismo RS. O cantar do motor só se sente verdadeiramente nas 3000rpm.



Para extrair 218cv deste bloco médio de 1.6L a Nissan recorreu a um turbo. A tracção pode ser feita às duas rodas ou integral às quatro rodas. Vem de série com um sistema diferencial autoblocante que permite distribuir toda a potência de forma uniforme sem sobressaltos. O resultado é uma condução segura e estável sem guinadas nos arranques mais agressivos. E no que toca à imobilização o Juke Nismo RS responde à altura com uma travagem firme e eficaz sem fadiga ou hesitação.

O interior tem bons acabamentos. O layout do tabelier continua a não ser um dos pontos fortes do Juke, no entanto a posição de condução é ergonómica e sente-se conforto a bordo. O novo Juke Nismo RS vem com bastante equipamento de série como a câmara traseira de auxílio ao estacionamento ou um ecrã táctil infoteinment de 5,8'' com navegação em formato 3D. No que toca à segurança obteve 5 estrelas nos testes de colisão da Euroncap. Conta com uma estrutura e suspensão reforçadas especificamente concebidas para este modelo. Também os discos dos travões foram aumentados para proporcionarem maior eficácia durante a imobilização da viatura.



Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1618 cc, 16 válvulas
Alimentação: injecção alta pressão sequencial com turbo
Potência: 218 cv às 6000 rpm
Binário: 280 Nm às 3600-4800 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 220 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,0 s

Consumos
Combinado: 7,2 L/100km
Emissões CO2: 168 g/km

Preço
a partir de 29.850€

Prós e contras
+ potência e prestações, visual desportivo, polivalência do motor, equipamento
- layout do tabelier, consumo pode não corresponder com o anunciado

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO