A Ford lançou uma nova gama desportiva para os modelos mais populares Fiesta e Focus, denominada ST-Line. É uma forma de dar nova vida às vendas destes modelos. As linhas desta gama são baseadas no Fiesta do campeonato de rallys que compete no WRC, com uma carroçaria mais agressiva nomeadamente a grelha frontal negra com favos de mel e sem moldura cromada, os pára-choques mais elaborados com entradas de ar, saias, difusores traseiros e jantes de liga-leve de 16'' e 17'' em cinza escuro para o Fiesta e Focus respectivamente.
É um novo vestido do tipo pele de lobo mas em cordeiro, ou uma espécie de "tuning" que, de resto, outras marcas já vêm fizendo. A gama ST-Line confere uma imagem mais desportiva mas sem uma correspondência directa com altas performances. Os propulsores são os mesmos que se vêm nas gamas normais. Para já a gama ST-Line começa nos modelos Fiesta e Focus mas pode estender-se a outros veículos.
O interior da gama ST-Line também foi alvo de um "facelift" que costuma caracterizar as viaturas de performances mais elevadas como os bancos com costura a vermelho, a soleira e pedais em alumínio, decorações com a designação ST-Line e o volante e manípulo de mudanças desportivos. O ambiente interior e o look exterior remetem-nos para uma viatura desportiva mas o Fiesta ST-Line e o Focus ST-Line não são puros desportivos. Os blocos que equipam esta gama são dois: a gasolina o EcoBoost de 1.0L auxiliado por turbo e a diesel o TDCi de 1.5L ou 2.0L.
No caso do Fiesta a transmissão é feita com uma caixa manual de cinco velocidades enquanto que no caso do Focus é possível optar por uma caixa automática de seis relações com patilhas atrás do volante Powershift apenas nos motores a diesel, este sim um opcional que vale a pena para tirar o máximo partido do motor com mudanças rápidas, tão característico das viaturas de rally. Este sistema tem a desvantagem de encarecer bastante o preço da viatura. Mas, lá está, aqui reside a diferença entre o ser e o parecer. Ou se anda num verdadeiro desportivo ou simplesmente mostra-se a pele do lobo.
Modelos a gasolina
Fiesta ST-Line 1.0L EcoBoost (100cv): 17.550€Fiesta ST-Line 1.0L EcoBoost (125cv): 18.262€
Focus ST-Line 1.0L EcoBoost (125cv): 22.294€
Focus ST-Line 1.0L EcoBoost cxA (125cv): 23.512€
Modelos a diesel
Fiesta ST-Line 1.5L TDCi (95cv): 21.084€Focus ST-Line 1.5L TDCi (120cv): 26.363€
Focus ST-Line 1.5L TDCi Powershift (120cv): 27.972€
Focus ST-Line 2.0L TDCi (150cv): 31.900€
Focus ST-Line 2.0L TDCi Powershift (150cv): 34.269€
Sem comentários: