Peugeot 3008 II, agora em formato SUV (2016)



A primeira geração do Peugeot 3008 foi lançada há precisamente sete anos num formato de monovolume. A segunda geração abandona o carácter familiar para passar a ser um veículo SUV. Com os monovolumes a caírem em desuso o 3008 foi "obrigado" a mudar de roupagem. São os SUV que mais têm ganho terreno nas vendas automóveis. Um exemplo disso foi o 2008 que no seu facelift mais recente passou de Crossover a SUV. O novo 3008 chega ao nosso mercado no Outono. Vem mais refinado e é actualmente a viatura mais evoluída da Peugeot.

A imagem de facto está mais apurada, com uma linguagem mais vincada e pormenores mais elaborados na carroçaria a mostrar uma clara evolução estética. O interior está mais limpo e sóbrio com a redução de botões a diminuir o ruído visual. A nova plataforma, partilhada com outros modelos da Citroën, é mais leve o que contribui para a redução dos consumos. Os motores são novos e o equipamento a bordo permite tirar o máximo partido do 3008.



Na frente o novo 3008 mostra a nova grelha de moldura cromada já estreada no 2008 mas, ao invés do preenchimento ser feito com tracejados orientados na vertical, apresenta elementos dispostos na horizontal talvez para tornar visualmente a viatura mais larga. A frente está mais agressiva e desportiva com um protecção inferior em alumínio. A linha de cintura mais alta é rematada atrás com ombros mais vincados. Os pneus mais largos com cavas protegidas transmitem um carácter mais robusto e a altura ao solo mais elevada permitem ao novo 3008 aventurar-se em terrenos mais agrestes sem qualquer receio. No entanto não se pense que este é um puro todo-o-terreno.



A parte inferior da carroçaria foi alvo de um cuidado especial com protecções em plástico negro, visível em pára-choques, portas ou junto às rodas. As ópticas da frente são parecidas com os farolins do 2008 mas mais esculpidas e trabalhadas com o característico dente invertido a romper na superfície transparente e cujo vinco, neste caso, prolonga-se até à parte inferior do pára-choques. Existe um nível intermédio onde se localizam os faróis de nevoeiro e mais abaixo uma entrada de ar adicional.



Na lateral merecem destaque o apoio do capôt feito com um material intermédio em negro e cromado a prolongar as linhas das luzes diurnas em Leds e ainda os pilares totalmente em negro com decoração em cromado. Excelento o efeito conseguido no tejadilho flutuante atrás com um aileron integrado. Os pilares traseiros em negro completamente dissimulados entre as superfícies de vidro escurecido passam despercebidos. A Peugeot, que até há pouco tempo apresentava modelos com algumas soluções estéticas bizarras bastante discutíveis, nomeadamente nas traseiras, conseguiu no 3008 obter um belo efeito.



Aqui está uma prova de que o simples é sempre o mais difícil de alcançar. Na traseira as ópticas apresentam layout interno em formato 3D com três tiras verticais em Leds, à imagem do 2008, a simular o arranhar das garras de um felino. A estética global exterior saiu bastante valorizada mas pode ter prejudicado o interior já que a visibilidade atrás saiu um bocado comprometida. As manobras de estacionamento têm mesmo que ser auxiliadas pelo sistema de câmaras.



O interior procurou a máxima de "less is more". Apresenta-se mais simples e limpo de botões. Por exemplo o painel de bordo do condutor é em formato digital com possibilidade de escolha de cinco layouts diferentes. A consola central apresenta um ecrã táctil infoteinment de 8'' que possibilita controlar muitas das funções interiores e de gestão da viatura o que permitiu eleiminar inúmeros botões a bordo. É possível conectar o telemóvel ao ecrã.



O tabelier foi sintetizado e reduzido ao essencial de forma a mostrar um aspecto sóbrio e minimalista. No entanto apesar de ser sóbrio não se pense que é clássico e aborrecido, pelo contrário consegue ser jovial e high-tech. Os materiais são bons ao tacto e aparentam boa construção. De referir que o novo 3008 vem com tecnologia i-Cockpit Amplify que joga com os sentidos dos ocupantes. Vai desde a visão com a regulação da intensidade da iluminação a bordo, passando pela audição com música ambiente, pelo tacto através de massagens nos bancos e ainda no olfacto com um sistema de fragrâncias.



A condução do novo 3008 foi melhorada, sendo agora mais divertida graças à nova plataforma mais leve e dinâmica. Quanto a motorizações existem dois blocos a gasolina e quatro a diesel. A caixa pode ser manual ou automática de seis relações. O modelo a diesel 1.6L BlueHDi de 100cv será, certamente, o preferido do nosso mercado mas a potência pode ser pouca para a viatura em questão. A versão de 120cv será a escolha ideal. Tal como o novo 2008 vem com sistema de Grip Control que altera os parâmetros de tracção da viatura consoante a situação escolhida: Normal, Neve, Lama, Areia e ainda ESP OFF para os adeptos de uma condução mais pura. Como muitos SUV's no mercado é uma viatura que pode arriscar pisar solo fora do asfalto com algum grau de dificuldade mas não é um puro todo-o-terreno.



Vem com um útil sistema de auxílio em descidas e é possível equipar o 3008 com vários outros sistemas de apoio ao condutor como são os casos do sistema de travagem automática até um limite de velocidade, do sistema de comutação automática de máximos, do cruise control, do sistema de aviso de alerta de distância de segurança para a viatura da frente, do sistema de aviso de fadiga do condutor e ainda do útil sistema de auxílio ao estacionamento com câmaras integradas num ângulo de visão a 360º.

Muito desconhecem este facto mas a Peugeot é uma marca que não fabrica apenas automóveis. Também produz motos. Por isso agora na compra do novo 3008 é possível escolher uma trotinete com um propulsor eléctrico integrado e que pode ser arrumada no porta bagagens. É um extra dispensável mas que pode despertar a curiosidade nos mais cépticos em relação aos veículos eléctricos. A trotinete pode ser usada em dois modos: de modo clássico dando ao pé ou sem fazer esforço accionando o motor eléctrico com autonomia para percorrer 12km. A travagem é feita pressionando o travão na roda traseira e que, por sua vez, alimenta a bateria de iões de lítio. Não deixa de ser uma primeira experiência interessante para aqueles que nunca conduziram um veículo eléctrico.

Modelos a gasolina
1.2 PureTech (130cv) com turbo
1.6 THP (165cv) com turbo

Modelos a diesel
1.6 BlueHDi (100cv)
1.6 BlueHDi (120cv)
2.0 BlueHDi (150cv)
2.0 BlueHDi (180cv)

Peugeot 3008 conquista o prémio de carro do ano 2017 na Europa: link.

Prós e contras
+ Design, conforto, segurança, qualidade, prémios conquistados
- Visibilidade atrás

1 comentário:

Anónimo

Este carro está brutal

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