A segunda geração do novo Audi A5 Coupé já foi apresentado aos media na sede da Audi mas para se poder ver ao vivo a nova "arma" de Ingolstadt é necessário esperar pelo salão de Paris que irá decorrer em Setembro. A versão mais desportiva do novo A5 Coupé tomará a designação S5.
É um modelo importante para a marca dos anéis e para o próprio grupo Volkswagen. O lançamento em Portugal está previsto para Novembro. Mas onda do dieselgate trouxe uma nuvem negra que paira no grupo alemão e, coincidência ou não, antes da apresentação na sede da Audi choveu torrencialmente. Será um mau agoiro?
O novo Audi A5 vai buscar inspiração à frente do novo TT e atrás procura "inovar um pouco" nas linhas apesar de se manter fiel ao classicismo e ADN da marca. O design é sóbrio e elegante com o perfil de coupé. É um veículo que procura fugir um pouco ao cliché de carro de executivo.
É ao nível dos pormenores e detalhes que o novo A5 Coupé marca pontos. Os vincos colocados no capôt do motor dão mais expressividade e a linha de costura do mesmo é dissimulada na linha de cintura lateral, uma ideia colocada em prática pela primeira vez no novo A1 e que resulta num efeito menos desfragmentado da carroçaria.
Atrás também é visível um grau de pormenor elevado, nomeadamente no pára-choques traseiro com formas mais musculadas e linhas de recorte que seguem na continuidade das ópticas e culminam nas cavas das rodas. A silhueta afiada da bagageira cruza-se com a linha de cintura lateral e com o recorte do pára-choques num vértice comum.
Na lateral é visível, para além da referida linha de cintura, a base das portas em baixo relevo e ainda um vinco intermédio que procura seguir a continuidade das linhas de recorte do pára-choques traseiro. O layout da frente, no que diz respeito às ópticas e grelha, são claramente "emprestadas" do roadster TT.
O interior também se apresenta sóbrio e minimalista com espaço e acabamentos que transmitem conforto. A bagageira tem uma capacidade de 465L. O tabelier de linhas horizontais usa dois tons: cinza cromado e plástico negro. Nas portas e bancos o acabamento poderá ser diferente.
O painel de intrumentos virtual deriva do novo A4 e pode assumir vários layouts à esolha do condutor: manómetros clássicos ou mostradores digitais. A plataforma onde assenta o novo A5 Coupé é a mesma do A4. Comparativamente com a anterior geração pesa menos 60kg, um emagrecimento que beneficia os consumos e as performances.
A Audi garante que o novo A5 Coupé consome menos 20% que o anterior modelo e apresenta prestações 20% mais eficientes. Quanto a motorizações o novo A5 Coupé contará com 3 blocos a diesel e 3 propulsores a gasolina. No final do ano chegará a carroçaria de quatro portas e ainda a gama cabrio.
Versões a diesel
2.0 TDI (190cv)3.0 TDI quattro (218cv)
3.0 TDI quattro (286cv)
Versões a gasolina
2.0 TFSI (190cv)2.0 TFSI (252cv)
3.0 TFSI V6 (354cv) para a versão S5
Sem comentários: