Jeep Wrangler Salute concept homenageia os 75 anos do Jeep Willys



O mítico Jeep Willys comemora 75 anos de história. Foi um veículo todo-o-terreno que marcou uma era, nomeadamente durante a 2ª Guerra Mundial através do exército dos EUA. O Willys ficou celebrizado como um autêntico pronto-socorro para qualquer adversidade. Na altura o exército americano lançou um concurso convidando várias marcas para produzirem um veículo que fosse a qualquer lugar sem dificuldades. O caderno de encargos era simples: quatro rodas motrizes, três bancos, uma capacidade de carga razoável, robustez, durabilidade e uma dimensão compacta.

A Willys-Overload Motor Co. foi a vencedora. Mas a guerra do Vietname também foi um palco privilegiado para o Willys que se mostrou pronto para terrenos de grande dificuldade. E foi precisamente o Willys que fez a Jeep ficar famosa. A própria marca Jeep acabou por ficar associada a um tipo de viatura, um pouco como a Catterpilar. Ora para celebrar o 75º aniversário do Willys a Jeep decidiu criar um concept a partir do Wrangler. A ideia base do novo Wrangler Salute concept é poder ser facilmente relacionado com o Willys.



A forma segue a função, este é o mote que melhor define o design do Willys. Prático, simples, honesto e sem adornos. O Jeep Wrangler Salute concept procura seguir o mesmo princípio. Sem portas ou pilares centrais para permitir o acesso ou saída rápida da viatura. Até a cor da pintura da carroçaria, em verde oliveira, é a mesma do original e que ficou famosa. É uma cor escura que absorve e repele bem a sujidade e consegue camuflar-se facilmente com envolventes cheias de vegetação. Obviamente que o novo Wrangler Salute mostra-se mais contemporâneo com funções de segurança integrados, mas não consegue ter o charme do original,



Apesar das comodidades da era moderna, conforto é coisa que este carro não procura. É para circular ao ar livre sem grandes mordomias. O novo Wrangler Salute vem com uns robustos pneus militares de 32''. Uma roda suplente é montada no portão traseiro. Alguns pormenores retro marcam este modelo como os espelhos retrovisores circulares. Os guarda lamas procuram reproduzir o original. Quanto ao motor que equipa este concept é um 3.6L V6 a gasolina de seis relações manuais. É de esperar consumos nada comedidos. E para se manter fiel à origem o novo modelo será fabricado em Ohio, a casa do Jeep Wrangler desde 1986.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO