Depois de lançados o Q7, o Q5 e o Q3, agora surge o Q2 que será o mais pequeno SUV da Audi. Não é propriamente uma viatura para competir com o Juke já que o seu preço o coloca no patamar dos premium. O formato de pequeno SUV era único que faltava para completar o leque de ofertas deste tipo de viaturas, muito na moda. O seu lançamento no mercado nacional está previsto para o Outono deste ano. A plataforma será a mesma do pequeno SUV da Volkswagen que está para breve e que poderá ser fabricado na Autoeuropa.
Mas ao contrário dos outros SUvs da Audi o Q2 sente-se mais à vontade para andar na cidade. Tentar aventurar-se fora do asfalto é uma tarefa difícil e o Q2 acabará por "refilar" uma vez que não foi feito para estas andanças. As versões de entrada disponibilizam tracção às rodas frontais mas existirá uma versão com tracção integral, como é apanágio de todas as gamas da Audi. No entanto mesmo esta versão sente-se mais segura no asfalto.
O novo Q2 terá 4,19m de comprimento, 1,79m de largura e 1,50m de altura, medidas bastante próximas do Nissan Juke. Ao que tudo indica este é o primeiro pequeno SUV de uma marca premium, pelo que é de esperar que outras marcas premium seguirão o mesmo caminho. A capacidade da bagageira é de 405L podendo ir até aos 1050L com os bancos rebatidos. Dispõe de cinco portas e cinco lugares, muito embora o 5º lugar ao meio na fila de trás seja mais recomendado para viagens curtas.
Poder-se-ia pensar que o design do Q2 derivaria do mais pequeno Audi mas não, é similar aos outros SUVs da marca alemã só que num formato mais compacto. Talvez a grelha frontal seja a única novidade com um formato distinto de dimensões maiores para dar a sensação de maior largura ao Q2.
Quanto a motorizações irão existir três blocos a gasolina e três propulsores a diesel com cilindradas diferentes mas potências semelhantes. De série trás transmissão manual com seis relações, podendo-se optar por uma caixa automática S tronic com sete velocidades. Como se referiu a tracção de série é feita apenas às rodas frontais.
Apenas as motorizações mais potentes a diesel possibilitam a escolha de tracção integral, neste caso com a denominação Q2 quattro. Mas é um opcional que apenas permite distribuir melhor a potência pelas quatro rodas. Uma vez que o Q2 quattro não vem com sistemas de segurança de controlo das rodas não é possível tirar qualquer real potencialidade fora do asfalto e por isso a aventura em terrenos de dificuldade média não é aconselhável.
Existe um modo de condução para andar fora do asfalto que permite mudar o funcionamento da tracção, mas não garante total eficácia para situações de dificuldade acrescida. Aliás os pequenos SUVs não são mais do que crossovers. O próprio Juke também não tem aptidões fora do asfalto. No fundo são viaturas mais altas com uma carroçaria mais robusta que sobem mais facilmente passeios.
A versão a diesel de 1.6L TDI (115cv) será muito provavelmente a preferida do mercado nacional. Quanto a preços deverão andar próximos do modelo A3. O Q2 não é um SUV generalista, antes um SUV premium e, por isso mesmo, oferece materiais e acabamentos superiores. A consola vem com um ecrã táctil infoteinment. No capítulo de segurança o Q2 vem com um conjunto de sistemas idêntico a outros modelos da Audi.
Modelos a gasolina
1.0 TFSI (115cv) com turbo e 3 cilindros1.4 TFSI (150CV) com turbo e 4 cilindros
2.0 TFSI (190cv) com turbo e 4 cilindros
Modelos a diesel
1.6 TDI (115cv)2.0 TDI (150cv)
2.0 TDI (190cv)
1 comentário:
Este carro tem potencial.