O novo M2 Coupé é um superdesportivo da BMW construído a partir do Série 2 Coupé e tem todo o ADN da divisão M da marca bávara. Não é um mero exercício de cosmética uma vez que o veículo foi preparado para alcançar altas performances. Tem a grande curiosidade de ser o BMW da gama M mais acessível de sempre. Apesar de não se poder considerar o preço, a potência e o consumo como "generalistas" (próximo dos 70 mil euros) trata-se de uma primeira democratização dos modelos mais desportivos da BMW.
Mas atenção que o preço não inclui muitos extras, como já é costume nesta marca. É também o menos "potente" dos M. Por baixo do capôt descansam 370cv ávidos de percorrer muitos kilómetros. O propulsor usado é um 3.0L a gasolina de 6 cilindros auxiliados por dois turbos com um binário de 465Nm. A caixa é automática de sete mudanças com dupla embraiagem, podendo ser controlada manualmente através de patilhas no volante para uma maior sensação de condução desportiva e adrenalina.
O exterior é bastante musculado com uma frente agressiva feita com um pára-choques rasgado na parte inferior com entradas de ar de dimensões avantajadas para permitir a devida respiração do motor. Aos eixos mais largos foram adicionadas cavas de rodas expressivas conferindo ombros mais avantajados. As jantes com fundo em negro e raios cromados mostram toda a raça do M2 Coupé. Na traseira sobressaem o difusor, as quatro ponteiras de escape cromadas e um pára-choques mais trabalhado com reflectores verticais embutidos em baixo relevo. As ópticas traseiras distinguem-se do Série 2 por serem mais desportivas com o layout interno em formato 3D.
O novo M2 Coupé tem performances bastante elevadas devido, em parte, ao peso mais reduzido com a utilização de chassis em alumínio. Basta ver que atinge os 100km/h em meros 4,3s. E graças ao uso de duplo turbo a potência é alcançada rapidamente, o que permite arranques e recuperações eficazes. A direcção é precisa, a tracção às rodas traseiras é feita a partir de um diferencial da M e a carroçaria bem como a aerodinâmica garantem maior fluidez. Tudo isto faz com que a condução em curvas sinuosas seja divertida e estável sem qualquer receio. Para além disso há que contar com os travões potentes que são um sinónimo de segurança a bordo.
Existem três modos de condução: Confort, Sport e Sport+. Como é óbvio este carro não tem um modo de condução económico...E quem adquirir este veículo esqueça a poupança no combustível. O valor anunciado pela BMW de 7,9L/100km é uma autêntica utopia. No entanto a fera está domesticada já que é possível fazer arranques tranquilos sem grandes sobressaltos e viagens "tranquilas". Mas tranquilidade é tudo o que o M2 Coupé detesta. Prefere antes que o condutor fique colado ao banco. Vem também com alguns sistemas para aqueles que querem aprender a queimar borracha sem fazer má figura.
Quanto ao interior também está bem apetrechado para um veículo desta categoria como os bancos desportivos envolventes e um volante a lembrar a alta competição. O M2 Coupé é mesmo um carro para quem quer dar nas vistas, concebido para os apreciadores de corridas. Basta ver alguns gadgets adicionados como um sistema de contagem de voltas ou ainda uma câmara GoPro para gravação de filmagens de percursos com posterior colocação de vídeos em Youtube. Os materiais e os acabamentos são bons ao nível habitual da BMW.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 6 cilindros em linha, 2979 cc, 24 válvulasAlimentação: injecção directa, com duplo turbo
Potência: 370 cv às 6500 rpm
Binário: 465 Nm às 1400-5560 rpm
Tracção: traseira
Caixa: automática 7 velocidades com patilhas no volante
Prestações
Velocidade máxima: 250 km/h (controlada electronicamente)Aceleração 0-100 km/h: 4,3s
Consumos
Combinado: 7,9 L/100kmEmissões CO2: 185 g/km
Preço
a partir de 69.795€Prós e contras
+ Design desportivo, qualidade, condução desportiva e performances
- Preço, consumo
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