Mercedes-Benz Class C300 BlueTEC Hybrid Station (2016)



A variante carrinha do Mercedes Classe C300 dispõe agora de uma versão híbrida que combina um motor a diesel com um pequeno propulsor eléctrico. O motor eléctrico entra logo em funcionamento para vencer a inércia da carrinha, bastante útil em percursos urbanos e onde o pára-arranca predomina. Depois à medida que aumenta a velocidade entra em acção o motor a diesel.

Isto permite poupar bastante nos consumos em cidade e, acima de tudo, garante um silêncio em manobras e arranques, evitando ouvir-se o tradicional ruído do propulsor a diesel, onde as vibrações são mais sentidas quando se inicia o movimento da viatura. O bloco a diesel fornece 204cv enquanto o motor eléctrico disponibiliza 27cv. Mas, ao contrário de outros híbridos, não existe uma potência combinada, ou seja os blocos funcionam isoladamente e alternadamente.

A tecnologia BlueTEC, a mais económica usada em blocos a diesel da Mercedes, é cruzada com um motor eléctrico permitindo consumos ainda mais aperfeiçoados sem descorar nas performances. Alcança os 100km/h em apenas 6,7s. Pese embora a Mercedes anuncie um valor de consumo de 4,2L/100km, tal valor parece difícil de alcançar. O mais certo é ter que adicionar mais duas unidades. Talvez com a "rodagem" do motor os consumos tenham tendência a diminuir.



Aliás esta parece ser uma "praga" em muitas marcas e modelos automóveis: o desfasamento entre o consumo anunciado e o consumo real. Mesmo sendo esta a carrinha mais económica da Mercedes, facilmente o valor do consumo sobe se o pé direito for pesado e pouco cuidadoso. Uma coisa é certa, a Class C300 BlueTEC Hybrid tem uma resposta imediata e é ágil o suficiente para garantir facilidade nas manobras. O propulsor vem associado a uma caixa automática de sete velocidades 7 G-Tronic.

A Class C300 BlueTEC Hybrid vem com um curioso sistema que permite personalizar o comportamento do motor. Basta seleccionar na consola central um botão que possibilita afinar as velocidades de resposta do motor, da direcção, da caixa e o comportamento da suspensão. Estas escolhas têm influencia directa nos valores de consumo. O interior apresenta um layout clássico sem ser maçador, com bons materiais e boa qualidade de construção. Os comandos são de uso intuitivo. A única crítica a fazer é a excessiva profusão de botões junto às portas em material contrastante que causa algum ruído ao ambiente equilibrado.



Os bancos são confortáveis e são um garante de viagens longas sem cansaço. A bagageira tem uma capacidade de 490L, um acréscimo ligeiro face à geração anterior. O interior também está mais espaçoso, fruto de um crescimento no comprimento total e dispõe de inúmeras zonas de arrumação, tudo pensado ao ínfimo pormenor. No capítulo da segurança a nova Classe C obteve nota máxima nos testes da Euroncap e dispõe de muito equipamento de auxílio à condução tais como o sistema de alerta de colisão, sensores de pressão nos pneus e de desgaste das pastilhas, sistema de alerta de cansaço

Quanto à estética exterior é a mesma do Classe C, com um desenho sóbrio e orgânico onde prevalecem as linhas curvas sobre as linhas rectas. A frente de ópticas amendoadas e grelha expressiva com entradas de ar inferiores dão desportividade à carrinha. Na lateral o perfil elegante é complementado por vincos colocados nas portas dando dinâmica e musculatura à carrinha.



Mecânica
Motor combustão: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2143 cc, 16 válvulas
Alimentação do motor combustão: injecção directa por rampa comum
Potência do motor combustão: 204 cv às 3800 rpm
Binário do motor combustão: 500 Nm às 1600-1800 rpm
Potência do motor eléctrico: 27 cv
Binário do motor eléctrico: 250 Nm
Tracção: dianteira
Caixa: 7G-Tronic

Prestações
Velocidade máxima: 238 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,7 s

Consumos
Combinado: 4,2 L/100km
Emissões CO2: 106 g/km

Preço
a partir de 52.300€

Prós e contras
+ Qualidade, estética, conforto, silêncio nos arranques
- Preço, demasiados botões no interior

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