Seat Ateka, o primeiro SUV da marca espanhola (2016)



A onda de SUV's, que tem vindo a invadir quase toda a indústria automóvel incluindo marcas de veículos desportivos, acaba de chegar à Seat. Qualquer marca que deseje ter bons resultados nas vendas não pode ficar de fora do "comboio" dos SUV's. Por exemplo ver um SUV com um logotipo da Porsche ou da Maserati é um choque à primeira vista para quem está habituado a associar estas marcas a carros desportivos de luxo, mas rapidamente tornou-se numa banalização. Agora calhou a vez da Seat.

O Ateka torna-se assim no primeiro veículo SUV da marca espanhola, tendo adquirido todo o know-how e experiência no grupo Volkswagen, através do uso da plataforma MQB comum a outros modelos. O nome Ateka advém de uma comunidade espanhola situada na zona de Saragoça. Quer se goste quer não, o visual consiste numa adaptação do Seat Leon sob um formato de SUV intermédio. Esta política de aproveitamente de componentes é discutível. Nem todas as marcas a praticam. Tem a vantagem de permitir rentabilizar ao máximo componentes de vários segmentos.



O Ateka vai estar disponível em Portugal a partir de agosto e a gama de entrada arranca nos 26.921€, um valor competitivo próximo daquele que será o seu rival, o Qasqhai, mas ainda assim acima do SUV compacto urbano da moda, o Nissan Juke. Tem a vantagem de oferecer uma qualidade de acabamentos e materiais diferente. Em termos estéticos nota-se claramente um decalque do Seat Leon na frente com as mesmas ópticas e grelha. O formato mais robusto e a maior altura ao solo permitiram acrescentar uma grelha inferior trapezoidal de maiores dimensões.

Toda a carroçaria dispõe de protecção na base em plástico negro, incluindo as cavas das rodas. Na lateral nota-se uma linha de cintura vincada mais expressiva que se prolonga até à retaguarda. A parte traseira apresenta-se um pouco mais distinta do Leon com um pára-choques mais robusto mas as ópticas são iguais. O Ateka repete a receita praticada no antigo monovolume Altea, ou seja frente inspirada no Leon e traseira um pouco mais inovadora.



Compreende-se a metodologia: poupar e rentabilizar componentes em vários modelos da mesma marca sem necessidade de efectuar alterações. No entanto, para além desse aspecto meramente económico, é uma pena que assim seja já que a repetição de linguagens em modelos de segmentos diferentes retira personalidade e carisma. Ver o Ateka é o mesmo que obrigar um Leon a ir ao ginásio para ganhar mais corpo. Por exemplo o Juke ou o Qashqai têm linguagens únicas que não se repetem nos outros modelos da Nissan e isso torna-os veículos distintos.

O interior do Ateka é generoso com cinco lugares e repete os materiais e o layout do Leon. E aqui o Ateka pode ganhar vantagem sobre o Juke. A capacidade da bagageira é de 510L, maior que a do Qashqai que se fica nos 430L. Quanto a motorizações o Ateka disponibiliza blocos a gasolina e diesel. No primeiro caso é possível optar entre os propulsores 1.0 TSI de 115 cv e 1.4 TSI com 150 cv. No segundo caso existem os blocos 1.6 TDI com 115 cv e 2.0 TDI com 150 cv ou 184 cv. A versão 1.6 TDI é a mais económica apresentando um consumo de 4,3L/100km e 112g/km de emissões de CO2. Apenas os blocos mais potentes disponibilizam caixa automática DSG de dupla embraiagem e tração integral.



Quanto a equipamento existem três gamas. Por exemplo o nível de entrada Reference oferece ecrã tátil de 5'', ar condicionado e travão eléctrico. O nível intermédio Style acrescenta jantes de liga leve com 17'', ópticas traseiras em Led e volante em pele. A gama de topo Xcellence adiciona estofos e acabamentos em alcântara, barras no tejadilho em alumínio, jantes de liga leve de 18'', vidros traseiros escurecidos e faróis frontais em Led. Vem com várias tecnologias como o Apple Car Play, o Android Auto, um útil sistema de abertura do portão traseiro passando o pé por baixo do pára-choques e ainda um sistema de travagem automática.

O Ateka é um SUV intermédio pronto para atacar o fervilhante segmento dos SUV's. É possível que surja mais tarde uma variante desportiva FR e Cupra. Certo é que para 2018 está previsto o lançamento de outro SUV da Seat mais compacto baseado na próxima geração do Ibiza, que se estreará já em 2017. E, caso o sucesso de vendas destas duas viaturas seja confirmado, poderá surgir um SUV maior.



Modelos a gasolina
1.0 TSI (115cv) 3 cilindros c turbo cxM: 26.921€
1.4 TSI (150cv) 4 cilindros c turbo cxM

Modelos a diesel
1.6 TDI (115cv) cxM: 29.260€
2.0 TDI (150cv) cxM ou cxA
2.0 TDI (190cv) cxM ou cxA

Prós e contras
+ Design, visual, acabamentos
- Decalque evidente do Leon

5 comentários:

jonas

Pero no me gusta.

Pete

Muito estranho um Leon de rodas altas.
Mas enfim pode ser que pegue.
É como o Cayenne

Anónimo

O Altea era mais à maneira mas tb tinha frente do Leon

jonas

Prefiro o Juke !

Anónimo

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