Elektroboote, o submarino eléctrico da 2ª Guerra Mundial



Quando se fala em carros eléctricos as pessoas são tentadas a pensar em tecnologia de ponta. Ora nada mais errado. Veículos impulsionados por motores eléctricos são ideias que já foram pensadas e experimentadas muito tempo atrás. Simplesmente nunca se conjugaram factores que permitissem a sua massificação.

O uso de motores eléctricos em veículos automóveis foi testado pela primeira vez pelo engenheiro Ferdinand Porsche no Lohner, um modelo de quatro rodas motrizes. Na altura a marca Porsche ainda não existia mas Ferdinand já era conhecido pela sua experiência e talento. Trabalhou em marcas como a Mercedes ou a Volkswagen antes de criar a marca pessoal com o seu nome, a Porsche.

O Lohner foi o primeiro modelo automóvel a experimentar a motorização eléctrica. Dispunha de um propulsor em cada roda, mas como na altura a gasolina era bastante barata o projecto ficou na gaveta. No entanto o teste de motores eléctricos não se restringiu aos automóveis. Numa fase em que Ferdinand Porsche trabalhava no carro do povo, ao mesmo tempo Hitler ordenou que se desenvolvessem os submarinos mais avançados de sempre.



Foi um projecto secreto com o objectivo de colocar a Alemanha a dominar a guerra no mar. Foram criados bunkers subterrâneos com muros de betão com 5m de espessura para testar os novos submarinos longe do olhar de estranhos. Felizmente os aliados descobriram a tempo a localização e bombardearam com sucesso os tanques de teste inviabilizando o rumo do projecto. Chegaram a ser produzidos inúmeros modelos mas a produção em série foi cancelada. Caso tivesse ido para a frente a Alemanha ficava a dispor de um avanço tecnológico superior aos inimigos e provavelmete a história hoje seria outra.

O Type XXI U-boat, apelidado de Elektroboote ou barco eléctrico, foi o submarino alemão de última geração que escapava à detecção dos sonares, ou seja passava completamente despercebido aos inimigos. Podia estar debaixo de um navio sem que este desse por isso. O grande segredo deste sumbarino residia no seu desenho aerodinâmico esguio mas também no seu sistema de propulsão que usava motores eléctricos. Deslocava-se nas águas recorrendo a energia 100% eléctrica. Um motor a diesel adicional servia para carregar os propulsores. O ar necessário para o motor a diesel era fornecido através de um periscópio que elevava-se até à superfície. E assim que o mesmo periscópio submergia, um engenhoso sistema impedia a entrada de água no motor a combustão.



Os motores eléctricos do Elektroboote eram praticamente silenciosos e debaixo do mar o silêncio era a chave de ouro para não ser detectado. Portanto pode-se dizer que o Elektroboote foi dos primeiros veículos a testar com sucesso o uso de motores eléctricos. O facto de recorrer a um motor a combustão para o carregamento também faz dele um modelo híbrido. Trata-se de tecnologia da Segunda Guerra Mundial um pouco esquecida nos dias de hoje. O Elektroboote nunca chegou a entrar na linha de montagem em série mas foram produzidos inúmeros protótipos. Após o cancelamento do projecto Hitler deu ordens de destruição de todos os submarinos para evitar o plágio industrial mas alguns conseguiram escapar. O Wilhelm Bauer (U-2540) é um modelo que sobreviveu até aos dias de hoje e mantém-se como navio museu na Alemanha.

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