Piloto automático da Tesla causa acidente mortal (2016)



A Tesla está a efectuar uma avaliação federal à segurança dos seus veículos, depois de ter ocorrido um acidente grave com a morte de um condutor enquanto utilizava o mecanismo de “piloto automático” num modelo da marca americana. Os sistemas de piloto automático ainda estão numa fase embrionária e necessitam de muita informação e testes até que sejam completamente eficazes.

Para além disso é necessário rever a legislação sobre a quem atribuir as culpas num caso como este. Se a máquina falhou então nem o condutor, nem o respectivo seguro podem assumir as culpas e pagar os estragos. Terá de ser a marca a responsabilizar-se pelo sucedido. Daí a importância para as marcas efectuarem mais testes de modo a garantir a eficácia do sistema para evitarem assumir os encargos das despesas em caso de acidente.

A Administração Nacional de Segurança ao Tráfico Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos já abriu uma investigação para avaliar o desempenho do sistema de “piloto automático” no veículo da Tesla que causou a morte ao condutor. Uma das causas para o acidente poderá estar na falta de reconhecimento das câmaras do veículo que circulava imediatamente à frente devido à sua cor branca, aos reflexos de luz que imitiram ou ao ambiente envolvente que se confundiu com o veículo. Um sistema que necessita de aperfeiçoamento.

2 comentários:

Anónimo

Não se deve fiar a 100% nas máquinas

administrador

Concordo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO