Francesa Peugeot pretende "adquirir" alemã Opel?




O Financial Times noticia que a marca francesa Peugeot está a estudar a possibilidade de adquirir a alemã Opel, a divisão europeia da americana GM. Actualmente a PSA Peugeot Citroën é presidida pelo português Carlos Tavares e o resultado seria, na prática, uma fusão entre Peugeot, Citroën e Opel. As duas marcas francesas já partilham muitos componentes. A junção implicará uma revisão de todos os modelos da Opel.

O grupo PSA é o terceiro maior fabricante de automóveis na Europa, atrás dos grupos VW e Renault. Na base desta decisão poderá estar o bom relacionamento adquirido no passado através de uma parceria efectuada entre a PSA e a Opel em modelos SUV e veículos comerciais. No entanto, uma vez que o Estado Francês detém parte da PSA fruto de uma reestruturação financeira que sucedeu não há muito tempo, a intenção de compra terá de ser validada pelas autoridades de concorrência europeias.

Peugeot e Opel, um passado comum

Curioso é mesmo a história destas duas marcas. A alemã Opel começou por ser um fabricante de máquinas de costura. Em 1886 passou a produzir bicicletas. E em 1899 é que se dedicou à produção de automóveis. Pertence à americana GM desde 1929. Já a francesa Peugeot começou no ramo alimentício em 1842. Posteriormente dedicaram-se à produção de armações para vestidos e guarda-chuvas. Tal como a Opel, a Peugeot passou por uma fase em que também produziu bicicletas. Somente em 1889 é que a marca do leão produziu o primeiro automóvel.

1 comentário:

Anónimo

PSA Opel?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO