Kia Rio IV, nova geração mais madura (2017)




A quarta geração do Kia Rio está mais madura. Nota-se uma continuidade nas linhas exteriores com poucas alterações, sinal de consistência e consolidação com pouco desgaste estético. Sinal de bom design em que as linhas ainda podem durar mais anos. Um caso raro em carros orientais. Aliás esta nova geração até parece um facelift mas não é. O Rio é um dos modelos mais vendidos da marca coreana, incluindo o mercado português, por isso percebe-se o cuidado pelo design evolutivo sem grandes rupturas. As maiores diferenças podem estar nos motores. Chega a Portugal em meados de Março.


O Rio é um utilitário compacto do segmento B, onde existe muita concorrência. A primeira e segunda gerações do Rio pertencem a uma era da história da marca coreana. Mas a partir do momento em que a Kia introduziu a terceira geração, numa altura em que entrou o designer oriundo da BMW, que este modelo tem dado conta do recado e aos poucos tem conquistado alguma quota de mrcado. A quarta geração mostra uma estética sem grandes mudanças. Depois de uma grande evolução é sinal que a Kia atingiu um patamar de consolidação. Afinal em equipa vencedora pouco se mexe.





Apesar das linhas serem muito semelhantes à anterior geração, está mais comprido, mais largo e mais baixo, o que permite um visual mais elegante e mais espaço interior. A frente mantém a mesma imagem mas agora com uma grelha inferior trapezoidal de maiores dimensões e cantos arredondados. O tiger nose é uma aposta ganha da Kia após ter introduzido esta grelha em todos os automóveis. Por isso mantém-se inalterada. Nas estremidades grelhas adicionais de linhas curvas servem para integrar os faróis de nevoeiro.

De perfil destaca-se o friso horizontal cromado na base do envidraçado. As rodas dispõem de novas jantes redesenhadas e mais desportivas. Atrás o pára-choques é rematado na base por um difusor em plástico negro que dá mais dinâmica. Os farolins foram ligeiramente actualizados com fundo tridimensional composto por três tiras em boomerang. A pega do portão traseiro com uma peça adicional a adornar o logotipo merecia um trabalho mais pensado pelos designers da Kia.





Quanto a motores mantém-se o já conhecido 1.2L a gasolina de quatro cilindros, mas junta-se um novo bloco de 3 cilindros sobrealimentado por turbo e a debitar 100cv. A versão a gasolina atmosférica tem um consumo anunciado interessante quando comparado com o bloco auxiliado com turbo, resta saber o consumo real. A gasóleo os blocos são novos de 1.4L e potências de 77cv e 90cv. Em todos os casos é transmissão é feita através de uma caixa manual com seis relações.

A carroçaria está mais rígida graças a uma estrutura mais robusta e leve, que permite diminuir os consumos, tornar a condução mais ágil e estável, e ainda dar maior segurança aos ocupantes. O conforto não foi descurado e a suspensão é nova permitindo filtrar as irregularidades do piso. A direcção mais directa também beneficia uma condução precisa. A posição de condução e a visibilidade são boas, mesmo tendo em conta que a altura foi reduzida.





Quanto a segurança o sistema de travagem foi melhorado com o intuito de oferecer uma resposta mais eficaz. Saliente-se que esta geração obteve 5 estrelas nos testes de colisão da Euroncap. O Rio oferece de série sistema de controlo de estabilidade da viatura, aribags frontais, de cortina e laterais, sistema de auxílio ao arranque em subida, alarme e sensores de controle de pressão dos pneus. Em opção existem sistemas de segurança adicionais como travagem automática para mitigação de colisão.

Para mais tarde está prevista a introdução de sistema de detecção de veículos em ângulo morto e detecção de fadiga do condutor. O interior mostra acabamentos sóbrios ao gosto europeu. Dispõe de cinco lugares confortáveis. Existem muitos espaços para arrumação. A bagageira tem uma capacidade de 325L, sendo uma referência no seu segmento.





No que toca a equipamento vem com quatro gamas: LX, SX, EX e TX. O nível mais acessível LX já trás de série ar condicionado, bluetooth, rádio com USB e ligação de smartphone, sensores de luz, cruise control, comandos no volante, e espelhos retrovisores exteriores com pisca integrado e retrácteis electronicamente. A gama SX adiciona jantes de liga leve de 15'', faróis de nevoeiro e luzes diurnas em Leds.

O nível seguinte EX junta sensores de chuva, vidros traseiros escurecidos com película, climatizador automático, jantes de liga leve com 16'', sistema infoteinment com ecrã táctil de 7'', sensores de estacionamento. A gama de topo TX junta ainda jantes de liga leve de 17'' e luzes traseiras em Leds. Tal como os restantes modelos da Kia, o Rio dispõe de uma garantia de 7 anos ou 150.000km.

Modelos a gasolina
1.2 CVVT (84cv) 4 cilindros: 12,9s; 170km/h; 4,8L/100km; 109g/km; 15.600€;
1.0 T-GDI (100cv) 3 cilindros c/ turbo: 10,7s; 188km/h; 4,5L/100km; 102g/km; 19.300€;

Modelos a diesel
1.4 CRDI (77cv): 14,0s; 165km/h; 3,5L/100km; 92g/km; 19.500€;
1.4 CRDI (90cv): 12,0s; 175km/h; 3,8L/100km; 98g/km; 21.980€;

Prós e contras
+ preços, equipamento, segurança
- colocação do ecrã táctil na consola central, pega do portão traseiro

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