Peugeot 5008 II, reforço na aposta em SUVs (2017)

5008 abandona estilo monovolume
e adopta formato de SUV



Prossegue a forte aposta da Peugeot no segmento dos SUV, agora com um modelo de maiores dimensões, neste caso o 5008. Este é o "porta-aviões da armada francesa". A nova geração deixa de lado o visual de monovolume adoptando um perfil de SUV. A marca do leão fica assim com um vasto leque de ofertas num dos segmentos que mais cresceu no mercado automóvel europeu: 2008, 3008 e agora o recém-chegado 5008. Chega ao mercado nacional em Junho. O preço de entrada arranca nos 32.380€, no caso do 1.2L PureTech a gasolina de 130cv, com nível de equipamento Active e caixa manual com seis relações.

O novo 5008 é um grande SUV capaz de transportar sete passageiros. O tejadilho pode ser panorâmico, o que confere um ambiente bastante agradável a bordo. E a Peugeot refere que o novo 5008 é dos melhores no seu segmento no capítulo da insonorização. A base deste novo SUV é a mesma do 3008 e 308. A sua dimensão com 4.641m de comprimento, 1.844m de largura, 1.645m de altura e 2.840m entre eixos permite obter um volume interior bastante vantajoso. Os bancos traseiros podem ser rebatidos o que faz com que a bagageira possa aumentar de uns "simples" 780L para uns expressivos 1940L.





E é possível aconchegar no seu interior objectos com um comprimento total de 3.2m. O portão traseiro pode ser aberto sem mãos através da passagem do pé por baixo do pára-choques. Comparativamente com a anterior geração o novo 5008 pesa menos 90kg. No capítulo da estética há muitas semelhanças com o 3008. No entanto e apesar do aspecto avantajado, o 5008 conta “apenas” com 1,64m de altura e a frente permite que o carro seja Classe 1 nas portagens.

Pode-se dizer que este é um 3008 mais "esticado" e avantajado, aproveitando o seu desenho aerodinâmico. Há mesmo poucas diferenças face ao irmão mais pequeno: a frente longa e horizontal com o nariz recortado na vertical através uma grelha cromada, ou o ar robusto com ombros altos e as protecções das cavas das rodas são evidentes, ou ainda a traseira com uma faixa horizontal negra onde se integram as ópticas de três tiras, como se fossem rasgadas pelas garras de um leão.





O uso de pneus de ultra baixa resistência ao rolamento, com jantes de liga leve de 17'' e 18'' beneficia o consumo. Mas quem preferir calçar o 5008 com jantes de 19'' a Peugeot disponibiliza um pneu de baixo perfil slimline. O interior também não difere muito do 3008. O anterior painel de bordo analógico é substituído pelo ecrã digital de 12,3'' i-Cockpit com desenho limpo e simples a imitar o painel de um avião. O painel de bordo do condutor pode ser personalizado consoante as opções disponíveis.

Na consola central existe um ecrã táctil de 8'' com menu de navegação que dispensa os tradicionais botões. Mas por baixo deste ecrã existem teclas de acesso às principais funções evitando deixar dedadas no ecrã. É possível gerir inúmeras funções do veículo como o ar condicionado ou o smartphone neste ecrã. Quanto a equipamento existe o Grip Control que permite incursões fora do asfalto e o sistema Hill Assist Descent Control com controlo electrónico em descidas acentuadas.





O 5008 vem com vários sistemas de segurança de auxílio ao condutor como o Active Safety Brake (sistema de travagem automática de emergência), o Distance Alert (alerta de risco de colisão), o alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagem, o sistema de deteção de fadiga do condutor, o assistente automático de máximos, o reconhecimento de sinais de velocidade, o cruise control adaptativo com função Stop e ainda o sistema de vigilância permanente do ângulo morto.

Em opção o sistema Advanced Grip Control permite escolher vários modos de condução consoante o piso, com o veículo a adaptar-se electronicamente às circunstâncias. Modos Normal, Neve, Lama, Areia e ESP OFF para aqueles que querem controlar manualmente a viatura desligando as ajudas electrónicas. O 5008 oferece alguns ocpionais só vistos em viaturas de luxo como o sistema de massagem pneumática com oito bolsas de ar nos bancos da frente e o sistema Hi-Fi Premium da Focal.





Uma câmara instalada a bordo com uma visão e 360º permite auxiliar as manobras de estacionamento. O i-Cockpit Amplify permite perfumar o interior do habitáculo com três fragâncias – “Cosmic Cuir”, “Aerodrive” e “Harmony Wood”. O Peugeot Connect SOS & Assistance permite acompanhar todo o processo de manutenção da viatura. O 5008 pode vir acompanhado de uma trotineta elétrica (e-Kick) e de uma bicicleta dobrável elétrica (e-Bike) com possibilidade de ser recarregáveis dentro do veículo, através de uma “dockstation” colocada na bagageira.

No que toca a motores existem dois blocos a gasolina e quatro propulsores a gasóleo com caixas manuais de seis relações ou automáticas também de seis velocidades. Ao nível de equipamento existem 3 gamas: Active, Allure e GT Line. Os rivais do Peugeot 5008 serão Nissan XTrail, Land Rover Discovery Sport, Hyundai Santa Fé ou Skoda Kodiaq, embora o Peugeot seja mais acessível do que alguns destes modelos.





Modelas a gasolina
1.2 PureTech (130cv) cx man. 6 vel.: 32.380€
1.2 PureTech (130cv) cx aut. 6 vel.

Modelas a diesel
1.6 BlueHDI (120cv) cx man. 6 vel.
1.6 BlueHDI (120cv) cx aut. 6 vel.
2.0 BlueHDI (150cv) cx man. 6 vel.
2.0 BlueHDI (180cv) cx aut. 6 vel.

Prós e contras
+ qualidade, conforto, espaço
- poucas opções a gasolina, posição do ecrã na consola central


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